CULTURA

SEC abre inscrições para oficinas da Feira do Livro Indígena de MT

Segunda-feira, 07 de novembro de 2011 | Publicado às 23h37

Estão abertas as inscrições para as três oficinas que serão oferecidas durante a Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt), que acontece de 23 a 26 de novembro no Palácio da Instrução. As oficinas serão gratuitas e com vagas limitadas.

A A

Estão abertas as inscrições para as três oficinas que serão oferecidas durante a Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt), que acontece de 23 a 26 de novembro no Palácio da Instrução em Cuiabá. As oficinas serão gratuitas, terão vagas limitadas e acontecem, todas, das 10 às 11 horas. A primeira, "O indígena no livro didático", acontece no dia 24 de novembro e será ministrada pela Profª MS Arali Dalsico, da Associação dos Amigos do Museu Rondon (Asamur). Nesta oficina, os participantes poderão observar como o indígena vem sendo apresentado nos livros didáticos no decorrer dos anos, apresentando ao participante, como muitas obras não levam em consideração as diferentes etnias e culturas.

O público alvo dessa atividade são os educadores e contará com 20 participantes. Já no dia 25, sexta-feira, será a vez da oficina de "grafismo indígena", ministrada pelos jovens Yakari Kuikuro e Samira Marcos. A oficina, que será aberta para o público em geral, traz um pouco do grafismo do povo Kuikuro. A oficina também é uma homenagem aos cinquenta anos de criação do parque, que abriga hoje cerca de 16 povos indígenas, entre eles, os Kuikuro.

Para esta oficina estão sendo ofertadas 15 vagas. Encerrando as atividades, no sábado (26.11), a escritora Anna Claudia Ramos realiza a oficina "O processo de criação de um livro", que levará o público ao universo da produção de um livro, com as seguintes questões: como se escreve uma história? De onde nascem as ideias? Existe inspiração nos processos criativos? Todos os autores criam suas histórias da mesma maneira? Através desses questionamentos a autora irá levar os participantes a descobrir o passo a passo para a criação de um texto que um dia vai virar livro. Serão ofertadas 30 vagas e o público alvo são os escritores, estudantes de letras, artes, pedagogia, professores, educadores de um modo geral.

Os interessados podem retirar a ficha de inscrição na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, situada na Av. Presidente Getúlio Vargas, 247 - Centro - Cuiabá - MT, no site da SEC: www.cultura.mt.gov.br ou no blog da Flimt: www.flimt.blogspot.com

Após preenchidas, as fichas deverão ser entregues na sede da SEC ou encaminhadas via e-mail para o endereço: flimt@cultura.mt.gov.br. A FLIMT 2011 é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Instituto Usina, com Patrocínio da Petrobras e Governo Federal. Conta com a Parceria Institucional do Insituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e Nearin - Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Inbrapi. Com o tema Tecnologias da Memória, o evento contará com oficinas, palestras, saraus literários e comercialização de obras literárias, agregando ainda, os projetos Conversando sobre a Literatura e Cultura Indígena e o Encontro de Literatura Indígena de MT.

Mais informações: (65) 3613-0222


Fonte: NAINE TERENA - Assessoria/Flimt