PREPARATIVOS

Câmaras temáticas criam rede de comunicação para integrar ações e projetos da Copa 2014

Segunda-feira, 07 de novembro de 2011 | Publicado às 23h23

A A

Edson Rodrigues - Assessoria/Secopa

Com a proposta de agilizar e organizar as ações preparatórias para a realização da Copa do Mundo 2014 foi realizada na manhã desta segunda-feira (07.11), na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a primeira reunião dos membros das nove câmaras temáticas criadas para concretizar os compromissos assumidos com a Fifa e Confederação Brasileira de Futebol.

"Queremos reunir todos os envolvidos para que não haja sobreposição de projetos e ações. A responsabilidade de mostrarmos ao mundo que estamos prontos é de todos nós. As Câmaras Temáticas servem para unir forças, somar as ideias e as contribuições. Além do planejamento, os integrantes ficarão responsáveis pelo acompanhamento da execução dos trabalhos e cumprimento do cronograma em suas respectivas áreas", disse o secretário Eder Moraes.

Representantes do Ministério Público Federal e Estadual; Tribunal de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE); Advocacia Geral da União; OAB-MT e Auditoria Geral do Estado; Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande; Crea-MT; Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Secretarias de Estado de diversas áreas deram início à formação dos grupos de trabalho.

O grupo da área de Saúde trabalha desde fevereiro e já participou de quatro reuniões da Câmara do Ministério da Saúde. O assessor da Secretaria de Estado de Saúde, Gustavo Petterle, apresentou o resultado do trabalho e explicou que as ações na área de Saúde estão divididas em Assistência à Saúde, Vigilância em Saúde na Copa e Gestão Integrada na Saúde.

A Câmara Temática de Saúde é composta pela Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa); Defesa Civil; Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande; Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindesmat) e Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM).

Segurança Pública também é um dos setores em que as ações estão adiantadas, o grupo de trabalho foi formado há um ano e meio. "Assim que fomos escolhidos como cidade-sede, formamos o Grupo de Trabalho com representantes de todos os órgãos estaduais de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Sistema Prisional, Serviço de Inteligência. E agora, com a criação da Câmara Temática, vamos contar também com órgãos federais, como Polícia Federal, Abin, Polícia Rodoviária Federal", destacou o secretário-adjunto da Sesp, Alexandre Bustamante.

Bustamante mostrou como vem sendo desenvolvido o plano de ação para a Copa, definido em quatro eixos: Infraestrutura, capacitação, equipamento e pessoal. Ele lembrou aos membros das Câmaras que Mato Grosso vai sediar as Olimpíadas Escolares 2012, o que será um evento-teste.

O Decreto 777/2011 de 19 de outubro criou ainda as câmaras de Transparência; Infraestrutura; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento do Turismo; Tecnologia da Informação; Educação, Cultura, Esportes e Ação Social e Tributária.

 


Fonte: CIRLENE LOPES - Especial para Secopa-MT