A partir desta sexta-feira (23.10), será realizado o Inventário Anual dos Bens Móveis em todas as unidades da Secretaria de Gestão de Mato Grosso. O Inventário é o procedimento administrativo realizado por meio de levantamento físico, in-loco, que consiste na verificação da existência física do bem, identificado pelo respectivo número de patrimônio e sua descrição.
Os inventários têm por objetivo detectar todas as anomalias constantes no patrimônio, verificando a exatidão dos registros de controle patrimonial, mediante a realização de levantamentos físicos, bem como a adequação entre os registros patrimoniais e contábeis.
O gestor de cada unidade deverá disponibilizar servidor para acompanhar os trabalhos da comissão, indicando os espaços físicos a serem levantados, depósitos, arquivos, armários onde possam constar bens patrimoniais, de forma que todos os bens sejam inventariados.
Visando o comprometimento do servidor no zelo e responsabilidade pelos bens públicos, o secretário de Gestão, Julio Modesto, determinou que, durante a realização do inventário, seja emitido Termo de Responsabilidade Individual, em que cada servidor assumirá total responsabilidade pela guarda e conservação dos bens utilizados nas suas atividades e se comprometerá a informar ao setor de Patrimônio sobre qualquer ocorrência relacionada aos bens.
Durante a realização do Inventário não poderá ser realizada nenhuma movimentação de bens sem a expressa autorização da Comissão Inventariante.
Veja no anexo abaixo o modelo do termo de responsabilidade que deverá ser preenchido e assinado quando solicitado pela Comissão de Inventário.