APRIMORAMENTO

Secretaria de Gestão adere ao Programa Gespública

Quinta-feira, 03 de setembro de 2015 | Publicado às 20h10

Programa Federal servirá para melhorar os serviços levados aos mato-grossenses

A A

O secretário de Gestão de Mato Grosso, Julio Modesto, assinou nesta quinta-feira (03.09) a adesão ao Programa Gespública, do Ministério do Planejamento, que tem por objetivo identificar os pontos fortes e fracos da pasta e trabalhar soluções.

“Muitos vieram da iniciativa privada e chegando aqui perceberam a diferença para com a administração pública. Todo mercado sofre interferências como custos, concorrências e é preciso entender o que acontece internamente para poder competir”, opinou Julio modesto.

A servidora da Secretaria de Planejamento de Mato Grosso, Patrícia Proença, consultora do Gespública, apresentou o programa aos servidores da Gestão e falou sobre os benefícios dele. “É preciso avaliar quem somos e como funciona o serviço que oferecemos. A partir do momento em que um perfil é diagnosticado, o maior beneficiado com as futuras ações é o cidadão mato-grossense”, disse.

O Gespública é o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, instituído pelo Decreto Nº 5.378/2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e o aumento da competitividade no Brasil, promovendo uma gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Ao conhecer o programa, o secretário Julio Modesto instituiu um Comitê Gestor para começar a implantação. Após a adesão assinada hoje, começarão a ser feitas oficinas em que vários questionários serão aplicados para identificar os pontos fortes e fracos da Secretaria de Gestão, o que deve ser feito anualmente. A partir disso, as soluções passarão a ser aplicadas em cada um dos setores da pasta.

“Tanto no privado, quanto no setor público, o planejamento é essencial para o sucesso. Temos um acordo de resultados, temos metas e o Gespública será uma ferramenta de auxílio e apoio muito importante neste processo”, finalizou o secretário.

 


Fonte: EUZIANY TEODORO - Assessoria Seges/MT