PESQUISA

Escola de Governo divulga resultados de pesquisa sobre competências gerenciais

Terça-feira, 02 de junho de 2015 | Publicado às 20h44

Gerenciar o tempo e o estresse, construir equipes e usar o processo participativo para tomar decisões são apontadas como as competências gerenciais com maior necessidade de capacitação

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A “Pesquisa sobre Competências dos Gestores Estaduais”, realizada entre os dias 23 de abril a 08 de maio pela Escola de Governo, contou com a participação de 5.906 servidores, que representam 9% do total dos servidores do Estado. A participação dos gestores foi mais expressiva, 23% responderam a pesquisa.

A equipe da Escola de Governo tabulou os dados e apontou os principais Gaps (lacunas, tradução livre) em termos de papeis e competências de quem atualmente ocupa cargos de gestão. Para chegar ao gap de cada papel ou competência, foram comparadas as avaliações dos gestores sobre a importância das competências, com as avaliações das equipes, sobre o desempenho dos gestores.

Os principais resultados da pesquisa são: A competência mais importante para exercer cargos de gestão, segundo os próprios gestores, é “desenvolver os colegas da área” (nota 6,40 na escala de 1 a 7) e o papel mais importante do gestor é atuar como “mentor” da equipe (nota 6,31 na escala de 1 a 7). O gap geral de competências foi de 0,75 numa escala de 1 a 7; as competências com maiores gap e que necessitam mais ações de capacitação foram “gerenciamento do tempo e do estresse” com gap de 0,97, “construção de equipes” com gap de 0,93 e “uso do processo decisório participativo”, com gap de 0,90.

Quando perguntados sobre as modalidades preferidas de capacitação, 46% preferem participar de uma pós-graduação e 30% preferem cursos de curta duração.

Esses resultados alcançaram os objetivos da pesquisa que eram identificar as competências mais importantes para ocupar cargos de gestão e as que mais necessitam de capacitação, o que permite recomendar algumas ações de capacitação, como ciclo de palestras, oferta de pós-graduação, cursos de curta duração e parcerias a serem firmadas e executadas pela Escola de Governo.

A pesquisa, inédita no estado de Mato Grosso foi baseada nos oito papéis e vinte e quatro competências gerenciais do autor Robert E. Quinn, encontrados no livro ‘Competências Gerenciais – A abordagem de valores concorrentes na gestão’.

De acordo com o Superintende da Escola de Governo, Joelson Matoso, foi criado um grupo de gestores de pessoas com representantes das principais secretarias do Estado, para em conjunto com a Escola de Governo, pudessem elaborar um programa de formação continuada de gestores públicos, tendo como referência o resultado da pesquisa “O desempenho dos gestores influência grande parte da motivação e resultados das equipes e precisamos avançar nessa política” afirmou Joelson.

Confira o relatório completo da pesquisa clicando aqui.

 


Fonte: LAURA GONÇALVES – Assessoria Seges/MT