PESQUISA

5,9 mil servidores responderam a pesquisa sobre competências gerenciais

Terça-feira, 12 de maio de 2015 | Publicado às 19h56

Dados coletados servirão de base para futuras qualificações na Escola de Governo

A A

A “Pesquisa sobre Competências dos Gestores Estaduais”, realizada entre os dias 23 de abril e 08 de maio, contou a com participação de 5.906 servidores do Governo de Mato Grosso. No total, 995 gestores e 4.911 servidores responderam ao questionário. Entre os gestores, participaram da pesquisa 173 gerentes, 130 coordenadores, 45 superintendentes, 14 secretários adjuntos e 14 secretários de Estado.

Segundo Joelson Matoso, Superintendente da Escola de Governo, a participação significativa sinaliza uma mudança de paradigmas. “Pela primeira vez, servidores e empregados puderam avaliar suas chefias e apontar as competências que estes precisam desenvolver. Temos agora uma gama muito maior de informações para desenvolver ações de capacitação voltadas para as reais necessidades dos gestores”, afirmou ele.

A pesquisa, inédita no estado de Mato Grosso foi baseada nos oito papéis e 24 competências gerenciais do autor Robert E. Quinn, encontrados no livro “Competências Gerenciais – A abordagem de valores concorrentes na gestão”.

 

O objetivo é identificar quais competências são necessárias para ocupar cargos de gestão e quais demandam maiores esforços de desenvolvimento. Os dados coletados serão utilizados pela Escola de Governo para desenvolver ações de um programa de formação continuada de gestores públicos, que faz parte do acordo de resultados, firmado entre a Secretaria de Gestão e Escola de Governo.


Fonte: ASSESSORIA - SEGES/MT