CAPACITAÇÃO

110 SERVIDORES SÃO CAPACITADOS PELA ESCOLA DE GOVERNO PARA ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA

Terça-feira, 03 de fevereiro de 2015 | Publicado às 13h29

A A

Na última quinta e sexta-feira (29 e 30/01/15) a Escola de Governo realizou uma capacitação de 12 h (8h em sala e 4 h de atividade extra-sala) sobre termo de referência para 110 servidores de 28 órgãos e entidades do Estado, divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. O objetivo do curso foi capacitar os participantes a preparar o Termo de Referência visando assegurar um processo de licitação econômico e uma contratação eficiente. 

 

Na manhã da quinta-feira (29), o secretário de Gestão Júlio Modesto fez a abertura do evento e ressaltou que a Escola de Governo vai ofertar novos cursos ao longo do ano: “A ideia é levantar quais as principais demandas por cursos. Temos profissionais qualificados na própria rede estadual para ministrar as matérias”, destacou Modesto. 

 

Já no período da tarde o governador Pedro Taques também fez questão de cumprimentar os alunos, destacando a importância da formação continuada para os servidores públicos. Durante a visita, o governador afirmou que irá fortalecer a Escola de Governo para incentivar a qualificação profissional dos servidores e, como consequência, oferecer um serviço de qualidade para o cidadão. “Vamos fazer com que os servidores tenham uma auto-estima elevada e sejam tratados com respeito, uma das formas é oferecer formação continuada, para que possamos dar uma nova cara ao serviço público. Acredito que um Estado se faz com servidores públicos qualificados. Parabéns a todos que estão buscando se qualificar para prestar um serviço com excelência”, afirmou.

 

Segundo a facilitadora do evento, Mara Fernandes Florêncio, “a capacitação em TR prepara o servidor para elaborar e especificar bem o objeto das compras governamentais, de forma a ampliar a competitividade entre os fornecedores, deixando de fora empresas que só participam de licitações entregando produtos de baixa qualidade. Além disso, a cada ano a legislação muda e o servidor capacitado vai se especializando, melhorando com isso tanto o processamento, o tempo da licitação, quanto a qualidade dos produtos e serviços recebidos pela administração pública”.

 

Os participantes do curso destacaram a importância do evento para os processos de trabalho em seus órgãos. Para Hudson Barboza, servidor da Defesa Civil, “a capacitação foi importante para compreender o compromisso que a gente tem em descrever bem o objeto da compra para que venha atender as necessidades de todas as pessoas envolvidas no processo. Anteriormente a gente fazia a licitação, esperava-se um objeto e adquiria outro na verdade. Então com o curso a gente pode aprender a ter maior clareza sobre aquilo que estamos comprando”, destacou o servidor.

 

Fabiane Saldanha da Secretaria de Fazenda, também destacou a importância do curso: “Acredito que o representante, o servidor que representa o Estado nos processos de compra precisa estar capacitado pra isso” e ressaltou a necessidade de novas capacitações: “A Escola está de parabéns. Esperamos que continue tendo cursos desse nível, desse porte”.

 

Na avaliação do curso os participantes solicitaram, além da demanda por novas turmas, a necessidade de capacitações sobre fiscalização de contratos, licitação e contratos, formação de pregoeiro, entre outros.

 

De acordo com Joelson Obregão Matoso, superintendente da Escola, diante da demanda, a Escola vai ampliar os cursos e turmas: “Tivemos quase 200 inscritos e não pudemos atender a todos nesse momento, mas já estamos programando novas turmas para fevereiro ou março, bem como elaborando um cronograma com cursos sobre outros temas a serem ofertados ate o fim do ano”.


Fonte: SECOM e Escola de Governo