Corpo de Bombeiros fecha ciclo com livro, homenagens e promoções

Quarta-feira, 03 de dezembro de 2014 | Publicado às 17h02

A A

Chico Valdiner/Secom/M

Promoções, homenagens e lançamento de livro marcaram o encerramento das comemorações pelos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, completados em agosto de 2014. Em evento realizado na noite de terça-feira (02), a instituição lançou um livro sobre história da corporação, escrito por Elizabeth Medeiros, e concedeu promoções a 97 praças e 11 oficiais.

 

Na ocasião, representantes civis, militares, religiosos e das forças armadas também receberam a Medalha Dom Pedro II, a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros do Estado. A medalha recebe o nome do patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil, instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1955.

 

 

 

 

 

 

 
Essas e outras histórias da instituição, com foco na corporação mato-grossense, agora estão reunida no livro “Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso – Jubileu de Ouro – 1964-2014”. Segundo a escritora, a publicação é resultado de um ano “de pesquisas e dedicação de toda a equipe” e resgata a história da instituição desde o Brasil Colônia.

 
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Aderson José Barbosa, o evento fecha um ciclo da instituição, marcado pelo crescimento e expansão do Corpo de Bombeiros, tanto em recursos humanos quanto em tecnologia. O comandante destaca ainda o reconhecimento, por meio de promoção, do trabalho executado pelos praças e oficiais a favor da população. “As promoções refletem no salário e são motivo de entusiasmo. O profissional se sente motivado a oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirma o comandante.

 

 
História - Em Mato Grosso o Corpo de Bombeiros foi criado em 19 de agosto de 1964, no governo de Fernando Corrêa da Costa, para atuar apenas no combate a incêndios e salvamento. Mas foi em fevereiro de 1967 que a instituição passou a funcionar operacionalmente, vinculada à Polícia Militar do Estado até 1994, quando passou a ter autonomia administrativa e financeira. Após a emancipação, a instituição, que antes estava presente em apenas 4 municípios, passou para 17 cidades – 4 batalhões e 13 companhias independentes.
 


Fonte: CAROLINE LANHI Redação/Secom-MT