Governador Silval Barbosa inaugura maior obra de mobilidade urbana

Terça-feira, 18 de novembro de 2014 | Publicado às 16h53

A A

O governador Silval Barbosa inaugurou a maior obra de mobilidade urbana, a Trincheira Jurumirim ao lado da família do homenageado que empresta o nome – José Luiz de Borges Garcia.

 

A Trincheira José Luiz de Borges Garcia, também conhecida como Trincheirona, dentro do conjunto de obras idealizadas, projetadas e executadas pelo Governo do Estado, é a obra mais impactante, tanto no aspecto urbanístico, com quase um quilômetro de extensão e irá mexer de forma positiva no trânsito da região da cidade com maior número de conflitos, que eram as confluências das Av. Miguel Sutil com a Av. dos Trabalhadores/João Gomes Sobrinho e com a Av. Jurumirim.

 
Silval Barbosa, fazendo um balanço das obras liberadas e que serão ainda inauguradas, destacou que são quase 30 quilômetros de asfalto em Cuiabá e Várzea Grande – Av. Mario Andreazza, Av. Arquimedes Pereira Lima, Viaduto do Despraiado, Trincheira do Verdão, Trincheira Santa Rosa e Complexo Viário do Tijucal e agora a Trincheira José Luiz de Borges Garcia.

 
“Esta obra faz parte de um pacote de obras que idealizamos para a região metropolitana”, disse. Ele destacou que cada gestor – prefeito ou governador - cada um, ao seu tempo, construiu um pouco da infraestrutura de Mato Grosso. Como exemplo, lembra que o ex-prefeito Wilson Santos – em conjunto com governo do Estado – construiu a Av. das Torres, com um pouco mais de 10 km de extensão.

 

Anteriormente o governador Carlos Bezerra, em parceria com o prefeito Dante de Oliveira duplicou a Av. Miguel Sutil. Dante, como governador construiu a Ponte Sérgio Mota; enquanto isso nesta gestão construiu em avenidas 30 km sem contabilizar a duplicação da Estrada de Chapada dos Guimarães e parte da duplicação da Estrada de Santo Antonio do Leverger.

 
“Propusemos fazer essas obras que transformaram a região metropolitana e conseguimos realizar, exceto o VLT que está em andamento”. Ele lembra que construiu mais duas pontes no Rio Cuiabá e já tem recursos assegurados para a construção de mais uma dentro do conjunto de obras do Rodoanel.

 
Quanto ao atraso da execução da obra, o engenheiro Marcelo Fernandes, do Consórcio Sobeltar, disse que “não tem obras em áreas urbanas que não encontram problemas”. Um dos problemas foram as redes de água e esgoto. No início das escavações rompeu-se uma importante adutora da CAP que demorou mais de 6 meses para ser removida e mudar de traçado.

 
O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que superado os desafios em fazer uma “obra grandiosa que impacta a cidade” e registrar que ela, a partir de agora está liberada para o trânsito e vai desafogar enormemente e facilitar o fluxo de veículos.

 
A ex-primeira-dama do estado, Maria Lígia de Borges Garcia, viúva do ex-governador José Garcia Neto, mãe do homenageado, José Luiz de Borges Garcia, pediu “vivas” e uma salva de palma ao governador, pois sabia das dificuldades encontradas para construir uma obra desse porte. “Sei que teve que tirar pedras pequenas e pedras muito grandes para construir essa obra aqui”, avaliou.

 
O filho do homenageado, também diretor regional do Dnit, Luís Antônio Garcia, disse que “é uma honra concedida pelo Governo do Estado, inclusive pela grandeza da obra, talvez a maior do Brasil”. “Está de parabéns o governador pela gestão que efetuou”.

 
Conclusão da obra – Prevista inicialmente para ser concluída em 18 meses – pela sua extensão e profundidade foi a obra que encontrou o maior número de interferências como adutoras, rede de esgoto e de fibra ótica e impactou no prazo de sua realização.

 
Um cidadão, porém, sempre acreditou e semanalmente visitou o andamento, que foi o Sr. Galdino Antonio Fonseca Costa, 72 anos, comerciante aposentado e hoje é síndico do prédio onde mora na Praça da República. Ele conta que desde o primeiro dia, do início das obras da Trincheira, sempre acreditou apesar das descrenças de outros. “Temos que pensar positivo”, vaticina feliz como se fora um dos realizadores. Valeu, sim, pela torcida.

 
Estiveram presentes o prefeito Mauro Mendes, Rodrigues Palma, ex-prefeito de Cuiabá e suplente de senador, o deputado federal e senador eleito, Wellington Fagundes, os deputados estaduais Carlos Avalone, Emanuel Pinheiro, Jota Barreto, Pedro Satélite e Teté Bazerra; os secretários Pedro Nadaf (Casa Civil), Cinésio de Oliveira (Setpu), José Lacerda (Sema), Alan Zanata (Sicme), Cel. Macedo (Casa Militar), Marcos Lemos (Comunicação) e Silvio Corrêa (Chefe de Gabinete), e familiares do homenageado.


Fonte: JOÃO BOSQUO Redação/Secom-MT