Servidores da Unemat recebem Programa de Controle Disciplinar

Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 | Publicado às 15h42

A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) realizou na última semana o workshop do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença” para os servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A A

A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) realizou na última semana o workshop do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença” para os servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

Na ocasião, foram abordados os direitos e deveres do servidor público, as principais infrações que geram Processos Administrativos Disciplinares referentes à assiduidade, comportamento social, patrimônio público e assédio moral e em como evitá-las no âmbito da própria unidade de trabalho. 

O secretário-adjunto da Corregedoria Geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, destacou que o workshop é um programa do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso cujo objetivo é reduzir a quantidade de infrações administrativas e consequentemente reduzir o número de Processos Administrativos Disciplinares. 

“Quando a Auditoria Geral passou a responder pelas atividades de corregedoria, havia cerca 3 mil processos administrativos a serem instaurados, e o custo de cada processo, de acordo com dados da Controladoria Geral da União é de aproximadamente R$ 150 mil. E independente do resultado do processo o prejuízo já ocorreu”, afirmou Emerson. 

A palestra foi conduzida pelo auditor do Estado, Sildemar Alves, que além dos grupos de infrações, explanou sobre a mudança cultural ocorrida nos últimos anos em que a sociedade está mais exigente no que se refere à qualidade dos serviços públicos prestados. 

“Tradicionalmente o sistema de controle disciplinar estava focado na instauração de processos administrativos disciplinares e obviamente ao final da instrução apresentava um resultado que poderia ser uma condenação ou uma absolvição. Atualmente o foco é a prevenção, para evitar que processos sejam instaurados por ocorrências que podem ser evitadas obtendo-se a informação adequada”, afirmou o auditor. 

O Programa de Controle Disciplinar teve início em abril de 2013 e já capacitou mais de 13 mil servidores de diversos órgãos e entidades do Estado de Mato Grosso. 


Fonte: CREDSON ALMEIDA Auditoria/AGE-MT