Obras na Jurumirim e Juliano Costa Marques são alternativas de desbloqueio para construção de modal de transporte
Segunda-feira, 03 de outubro de 2011 | Publicado às 19h21
Máquinas e homens trabalham em duas importantes obras de desbloqueio para preparar as intervenções estruturantes de mobilidade urbana em Cuiabá, para a Copa do Mundo 2014
Máquinas e homens trabalham em duas importantes obras de desbloqueio para preparar as intervenções estruturantes de mobilidade urbana em Cuiabá, para a Copa do Mundo 2014: a construção da ponte de concreto sobre o córrego Gumitá, a pavimentação e o prolongamento da avenida Jurumirim e a duplicação da avenida vereador Juliano Costa Marques. A ponte interliga os bairros Novo Mato Grosso e Três Lagoas, onde cerca de 30 homens trabalham na drenagem profunda e assentamento de tubos.
Na Juliano Costa Marques, que dá acesso ao Shopping Pantanal e avenida do CPA, está sendo feita a drenagem do terreno e terraplanagem. Essa semana máquinas e caminhões fizeram a limpeza num dos trechos da obra. As duas intervenções cumprem o cronograma estabelecido e são importantes obras de desbloqueio por criar alternativa de tráfego para veículos durante as intervenções na avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça), um dos corredores do modal de transporte.
As obras compreendem três lotes. O primeiro é a duplicação da Av. Juliano Costa Marques, no trecho compreendido entre a entrada da Av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e a entrada da Av. dos Trabalhadores. O outro trecho é a complementação da Av. Gonçalo Antunes de Barros (Av. Jurumirim), do trecho do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) até a Av. Ulisses Guimarães, no CPA 4.
Conforme o assessor técnico da Agecopa, Marcelo de Oliveira, a complementação da Jurumirim até o bairro Morada da Serra atende a necessidade de ser usada como binário com a avenida dos Trabalhadores, que passará (depois da conclusão da Jurumirim) a ser uma via de mão única. Outra obra no trecho é a construção de uma ponte sobre o córrego Gumitá.
"A população vai poder ver que o projeto Copa do Mundo 2014 está sendo executado com todo o rigor em Cuiabá. Essas obras são resultado de todo um trabalho técnico executado pelos profissionais da Agecopa", disse Eder Moraes. As obras de desbloqueio integram um pacote de 17 intervenções e servirão como rotas alternativas em pontos com grande fluxo de veículos. As obras em execução beneficiam a população no pós-mundial. As construções são trechos importantes para a redistribuição do tráfego na Capital, que hoje tem uma frota de quase 300 mil veículos e sofre com congestionamentos em horários de pico.
O morador do bairro Bela Vista e proprietário comercial John Ferreira Sena, 23, enxerga na duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques uma oportunidade de valorização dos imóveis da região e também uma intervenção necessária para a segurança dos pedestres. "O fluxo de veículos vai melhorar muito por aqui, e a sinalização vai fazer com que as pessoas possam andar sem o risco de serem atropeladas", disse.
O projeto inclui também a pavimentação da rua Tancredo Neves, entre as avenidas Jurumirim e Doutor Ulisses Guimarães. Orçada em R$ 1,3 milhão, a construção totaliza 1.139,78 metros de extensão.
Na Jurumirim está sendo construída também uma ponte sobre o córrego Gumitá, estimada em R$ 1,2 milhão. A duplicação da avenida Juliano Costa Marques terá 3.120 metros de extensão, no valor de R$ 2,4 milhões.
PONTE MÁRIO ANDREAZZA - A primeira obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, licitada pela Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), iniciada em maio deste ano, avança rapidamente. Com previsão de entrega para maio de 2012, a duplicação da ponte Mário Andreazza está com 38,5% dos trabalhos concluídos.
A nova ponte, que terá 228 metros de comprimento e 11 metros de largura, está com a infraestrutura pronta e a mesoestrutura está com 87% dos serviços concluídos. Essa etapa, que tem a função de ligar as cargas da superestrutura com a infraestrutura, é composta de oito pares de pilares de concreto.
A duplicação da ponte Mário Andreazza está orçada em R$ 11,5 milhões e conta com 40 homens trabalhando.