PLANEJAMENTO

AGE conhece sistema de monitoramento de ações da Seplan

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 | Publicado às 16h20

A A

Ligiani Silveira - Assessoria/AGE-MT

Representantes da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) conheceram nesta semana o sistema informatizado de monitoramento das ações governamentais desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT). 

O superintendente de Planejamento da Seplan, José Bussiki, explicou que a ferramenta, estruturada na plataforma Google Drive, permite que o gestor faça um acompanhamento constante da execução dos programas e ações sob responsabilidade de sua equipe, por meio, inclusive, da geração de relatórios, com base nos indicadores e nas metas do Plano de Trabalho Anual (PTA) . 

“Trata-se de uma ferramenta de gestão que, na prática, possibilita ao gestor agir de forma mais ágil para identificar situações que estejam dificultando a execução dos programas. Ele ainda pode priorizar as medidas corretivas que devem ser tomadas para o alcance dos resultados esperados”, disse Bussiki, ressaltando que o sistema já foi adotado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT). 

Para o assessor da Unidade de Apoio à Gestão Estratégica da AGE, Juracy Alves de Oliveira, o uso do sistema poderá instrumentalizar reuniões sistemáticas de apresentação de resultados, viabilizando, assim, a avaliação da execução das ações. 

Os representantes da AGE sinalizaram positivamente à adesão da ferramenta, no contexto do trabalho, em andamento, de reformulação do planejamento estratégico do órgão para maximizar a integração e os resultados das atividades de controle interno (Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria). A ideia é possibilitar mais direção e foco aos trabalhos das áreas. 

Segundo Juracy, nesse trabalho, já foram redefinidas a missão e a visão de futuro do órgão, analisado o ambiente externo e interno, analisados os atores que interagem com a AGE e definidos os objetivos estratégicos. Está em etapa de finalização a definição das ações, prazos e respectivos responsáveis. Todo o trabalho já servirá para a Lei Orçamentária Anual de 2015. 

Da AGE, também participaram da apresentação a secretária-adjunta de Auditoria, Cristiane Laura de Souza, a auditora Gislaine Miranda (Corregedoria Geral ) e a assessora Raquel Matutino Sá. 


Fonte: LIGIANI SILVEIRA Assessoria/AGE-MT