Aumenta adesão dos municípios mato-grossenses ao Fiplan

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 | Publicado às 16h16

O sucesso do sistema é tamanho que o Fiplan é um dos três sistemas que são recomendados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em sua área, para ser adotado pela administração pública.

A A

O desempenho positivo do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan), do Governo do Estado, implantado numa parceria entre o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), e as secretarias de Planejamento e de Fazenda, que se tornou reconhecido nacionalmente, inclusive por entidades vinculadas ao BNDES, como o FINEP (Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas), e pelo Ministério do Planejamento, será estendido agora para as gestões municipais do estado. O sucesso do sistema é tamanho que o Fiplan é um dos três sistemas que são recomendados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em sua área, para ser adotado pela administração pública. 

Implantado em Mato Grosso em 2007, o sistema substituiu os antigos sistemas SIAF (Orçamento, Fincanceiro e Contábil) e SIDORF (Planejamento e Orçamento). Hoje, ele também é utilizado pelos estados de Roraima e da Bahia, além de Mato Grosso, e em 2014 começou a ser utilizado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. 

Com o sucesso do sistema, somado ao Know How adquirido em seu desenvolvimento e as novas tendências de avanço tecnológico, e ciente das dificuldades que as administrações municipais tem tido para manter com segurança seus dados e sistemas, além da falta de infraestrutura de TI nas administrações municipais, o Cepromat identificou a necessidade de desenvolver uma versão do Fiplan voltada exclusivamente para atender os municípios. 

Nesta versão são aproveitadas todas as premissas que nortearam o desenvolvimento do Fiplan-MT, como contemplação de todo o ciclo de gestão pública (desde Plano Plurianual até a prestação de Contas), plano de contas único (atendendo as leis 4.320/64 (pública) e 6.404/76), transparência e segurança. 

Este novo projeto passou a ser chamado pelo Cepromat de Fiplan Municipío. Ele traz uma importante e necessária atualização tecnológica, incorporando as últimas tecnologias e ferramentas de desenvolvimento, tendo também como foco facilitar ao usuário final o acesso à informação e agilidade na utilização do sistema.


Fonte: Assessoria/Cepromat