Dia D da educação trabalhará Projetos Pedagógicos

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 | Publicado às 16h09

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Edson Rodrigues/Secom-MT

Na próxima segunda-feira (11.08), as 744 escolas estaduais de Mato Grosso participarão do Dia D da Educação. Professores, funcionários, alunos e a comunidade escolar em geral estão convidados para discutir sobre como está a escola e em que ela precisa avançar. Segundo a Secretária Adjunta de Políticas Educacionais (Sape), Ema Marta Dunck Cintra, neste ano o Dia D trabalhará com a temática “Dia D com foco na PPP (Projeto Político Pedagógico)”. 

Ema Marta lembra que há um trabalho desencadeado em todas as superintendências da Sape que prevê a revisão e reorganização dos PPPs escolares para o biênio 2014/2015. “Observando o diagnóstico e os indicadores das unidades, para que a escola se ‘fotografe’ e avance em seu Plano de Ação, de forma a atender às reais necessidades e desafios”. 

Já começaram formações neste sentido, via Centros de Formação de Professores (Cefapros), organizadas pela Superintendência de Formação, bem como orientações aos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) e às equipes gestoras, por meio da Superintendência de Gestão Escolar. A Superintendência de Diversidades, por sua vez, tem discutido o olhar inclusivo no PPP, em consonância com os Movimentos Sociais e as políticas afirmativas. 

De acordo com a Coordenadora do Ensino Médio da Superintendência de Educação Básica, Dariluce Gomes da Silva, o tema escolhido neste ano converge com o processo de elaboração e revisão em que as escolas estão. Para o seu PPP, a escola deve fazer o estudo da atual situação da unidade e das mudanças e projetos que pretende implementar no período. Por isso, Dariluce Gomes reforça a importância da presença da comunidade neste dia D. “Os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar podem opinar e propor mudanças, apresentar sugestões. É um momento de reflexão da escola sobre as suas práticas, seus resultados, seu desempenho, seus índices e as metas” diz. 

A coordenadora frisa que as unidades devem analisar os indicadores, os índices de evasão e reprovação, entre outros, e buscar mudanças. “É uma data muito expressiva e que foi fixada no calendário escolar coincidindo com o Dia do Estudante; trata-se de um dia bastante sugestivo para a escola pensar se as práticas estão de fato garantindo o direito de aprendizagem dos alunos, evidenciando experiências exitosas e pensando sobre as fragilidades e desafios” ressalta. 

Segundo o diretor da Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá, Welson Mesquita de Oliveira, o Dia D é o momento de expor o que está dando certo e o que precisa ser mudado. O professor relembra que, no ano passado, por exemplo, a discussão foi em torno da importância do trabalho dos Conselhos Deliberativos. “Muita coisa mudou após o Dia D; uma delas é a conscientização dos alunos e comunidade escolar. Fazemos um trabalho diferenciado trazendo a comunidade para a escola” diz. 

A Diretora da Escola Estadual Maria Hermínia Alves, Hélia Ormond, diz que a cada ano aumenta a presença da comunidade neste dia de discussões. “Hoje, por exemplo, os pais já sabem o que é PPP e da importância de contribuir para a sua formulação. Quando falamos em índices do Ideb, Enem, a comunidade escolar também já domina o assunto. Eles sabem o quanto é importante participar. E várias sugestões dos pais apresentadas ano passado já estão sendo colocadas em prática” diz Hélia Hormond. 

Entre as proposições para o Dia D, está a divulgação da série histórica dos indicadores de promoção (aprovação), reprovação (retenção), abandono (do Ensino Fundamental e Médio), IDEB (proficiência e fluxo) e do Enem. Por meio do conhecimento dos dados e análise coletiva dos mesmos numa visão diagnóstica, a escola, junto com a comunidade, deve buscar alternativas para subsidiar a revisão e reorganização do seu PPP.


Fonte: ALINE MARQUES Seduc-MT