Arena Pantanal pode impulsionar futebol mato-grossense

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 | Publicado às 15h53

A A

Na década de 1980 o futebol mato-grossense viveu seu auge, nossos clubes disputavam a Série A do Campeonato Brasileiro e revelaram grandes jogadores para o futebol nacional. Craques como Bife, Luiz Carlos Beleza, Pelezinho, Mosca, Ruiter Jorge de Carvalho, entre outros, ‘desfilavam’ pelos nossos gramados. 

O Estádio Governador José Fragelli, o antigo Verdão, foi um dos responsáveis por esses tempos de glórias dos clubes locais. Inaugurado em 1976, o estádio foi palco de grandes jogos, inclusive da Seleção Brasileira. E o apoio em massa da torcida serviu para alavancar nosso futebol. 

Agora é a vez de a Arena Pantanal ser a mola propulsora para a principal modalidade esportiva praticada em todo país. Desde sua primeira partida, 238.300 torcedores já passaram pelo estádio. 

O sucesso do novo estádio é tanto que o jogo entre Cuiabá e Paysandu pela Serie C recebeu o sexto melhor público entre todas as divisões do Campeonato Brasileiro na sua respectiva rodada, com 13.6858 pagantes e 14.400 presentes. A expectativa é que esse número seja mantido ou até mesmo aumentado nas partidas seguintes, já que a cada jogo novos torcedores comparecem ao estádio. 

É o caso da torcedora Gislaine da Silva Lima, 36 anos, que aproveitou a partida entre Cuiabá e Paysandu para ir a Arena Pantanal pela primeira vez. “Quando estava sendo construída eu já pensava em um dia conhecê-la. Depois vi os jogos da Copa pela televisão e tive muita vontade de estar lá no meio da torcida. Quando surgiu essa oportunidade não pensei duas vezes”, relata a torcedora. 

Gislaine conta como foi a experiência dentro do estádio. “Foi algo totalmente novo. Estava acostumada a ver a torcida pela TV, mas quando você está lá no meio é muito diferente, outra emoção”. 

A torcedora também ficou muito satisfeita com a organização apresentada. “Muitas vezes deixamos de ir por medo, mas na Arena foi diferente, estava tudo bem organizado e com boa segurança”, disse Gislaine. “A Arena ainda renderá muita coisa boa. Além de mim, que levei meu filho e dois sobrinhos, vi muitas famílias ali e todas com brilho nos olhos e felizes em estarem assistindo um jogo em Cuiabá”, completou. 

Mais do que um simples estádio, a Arena Pantanal virou uma nova opção de diversão para a população mato-grossense. Nos dias em que não recebe jogos o espaço externo é utilizado para caminhadas, passeios ciclísticos, andar de patins, entre outras atividades. 

Os clubes também se movimentam para incentivar o torcedor a ir ao estádio. Se dentro de campo mostram um bom futebol, fora dele usam a criatividade para atrair o público. Ingressos com preços acessíveis e rodadas duplas são algumas das ações desenvolvidas. 

No último domingo (03.08) o estádio sediou sua primeira rodada dupla, o Operário jogou contra o Tombense-MG pela Série D. E em seguida, foi a vez do Cuiabá entrar em campo e enfrentar o CRB-AL pela Série C. As duas equipes mato-grossense saíram vencedoras dos seus confrontos. 

Outras três rodadas duplas já estão confirmadas: 

16.08: Luverdense (MT) x Náutico (PE), pela Série B; e Cuiabá x Fortaleza (CE), pela Série C 
31.08: Operário x Grêmio Barueri (SP), pela Série D; e Cuiabá x ASA (AL), pela Série C 
13.09: Cuiabá x Botafogo-PB, pela Série C; e Luverdense x Ponte Preta (SP), pela Série B. 


Fonte: BRUNO VICENTE Especial para a Secopa-MT