AJUDA AO PRÓXIMO

MT Hemocentro realiza Campanha de Doação de Sangue no Carnaval

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 | Publicado às 21h37

A A

Anderson Acendino SES/MT

O período carnavalesco é uma época em que os estoques de sangue do MT Hemocentro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ficam mais baixos. Prevendo a demanda, a diretora do MT Hemocentro Eliana Rabane tomou providências para realizar a Campanha de Doação de Sangue do Carnaval 2014. O objetivo é fazer a cobertura das necessidades das unidades de saúde durante o período. Outro fator que aumenta a necessidade do constante chamamento de novos doadores é o curto tempo de validade do concentrado de plaquetas.

 

“Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio - precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro hemocomponentes, o que têm menor vida útil e que é um dos mais solicitados é o concentrado de plaquetas”, explicou Eliana. 

O ato de doação é um ato espontâneo. Os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes. Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Segundo dados da SES, apenas 6% da população tem o tipo O negativo, que é o doador universal. “Daí a necessidade mais freqüente da busca desses doadores”, destacou a diretora. 

Ela lembra que, ainda assim, todos os tipos de sangue são importantes, e que a unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação. “A conscientização da população é necessária para manter um estoque permanente no intuito de atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Salientamos que o MT Hemocentro está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia”. 

Programação - As doações poderão ser feitas na sede do MT Hemocentro, que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, das 07h30 às 17h. No sábado, o atendimento é de 07h30 até 12h. Outro ponto de coleta é a Unidade do MT Hemocentro que fica dentro do Pronto Socorro de Cuiabá, na rua General Valle Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 18h.

 

Condições básicas para doar sangue - Sentir-se bem e com saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (a legislação foi alterada e, desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar na sede, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos), peso igual ou superior a 51kg, estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, dormir bem na noite anterior (6h de sono), ter em mãos um documento oficial com foto. Os doadores também precisam estar 12h sem ingerir bebida alcoólica. Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro por duas horas após o procedimento.


Doar Sangue é Seguro
 - Todo material utilizado na coleta é descartável. Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes. O procedimento não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece, não vicia. O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita.


Mais informações podem ser obtidas no MT Hemocentro ou pelos telefones (65) 3623-0044 (PABX) e 3321-4578 (Captação de Doadores).


Fonte: ANDERSON ACENDINO Assessoria SES/MT