AJUDA AO PRÓXIMOMT Hemocentro realiza Campanha de Doação de Sangue no CarnavalQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 | Publicado às 21h37Anderson Acendino SES/MT
O período carnavalesco é uma época em que os estoques de sangue do MT Hemocentro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ficam mais baixos. Prevendo a demanda, a diretora do MT Hemocentro Eliana Rabane tomou providências para realizar a Campanha de Doação de Sangue do Carnaval 2014. O objetivo é fazer a cobertura das necessidades das unidades de saúde durante o período. Outro fator que aumenta a necessidade do constante chamamento de novos doadores é o curto tempo de validade do concentrado de plaquetas.
“Cada bolsa de sangue pode ser dividida em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, o plasma e concentrado de crio - precipitados (por isso dizemos que quem doa sangue pode salvar até quatro vidas). Dos quatro hemocomponentes, o que têm menor vida útil e que é um dos mais solicitados é o concentrado de plaquetas”, explicou Eliana. O ato de doação é um ato espontâneo. Os doadores do tipo O, A e B positivos são mais frequentes. Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes na população. Segundo dados da SES, apenas 6% da população tem o tipo O negativo, que é o doador universal. “Daí a necessidade mais freqüente da busca desses doadores”, destacou a diretora.
Condições básicas para doar sangue - Sentir-se bem e com saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (a legislação foi alterada e, desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar na sede, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos), peso igual ou superior a 51kg, estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, dormir bem na noite anterior (6h de sono), ter em mãos um documento oficial com foto. Os doadores também precisam estar 12h sem ingerir bebida alcoólica. Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro por duas horas após o procedimento.
Fonte: ANDERSON ACENDINO Assessoria SES/MT |