Governo vai ajudar Prefeitura de Cuiabá a identificar servidores irregulares

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 | Publicado às 15h26

A A

O Governo de Mato Grosso vai ajudar a Prefeitura de Cuiabá, mediante parceria, a ter um controle rígido sobre a folha de pagamento, detectando eventuais casos de irregularidades no repasse da remuneração dos servidores. Todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Administração (SAD), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, foi mostrado ao controlador geral do município, Marcelo Bussiki. O rígido controle de pessoal do Governo de Mato Grosso já foi alvo de menção honrosa, no último ano, durante o Fórum Nacional de Secretarias de Administração, em Brasília.


O sistema foi desenvolvido pela SAD a partir da percepção sobre a fragilidade do modelo de acompanhamento e controle de atos, gestão e ausência de um referencial para tomada de decisões. Utilizando-se de ferramenta básica de tecnologia da informação, foi construído um modelo de fácil manutenção, que permitiu a criação de indicadores e informações gerenciais a partir de variados ambientes de armazenamentos de dados.


Com o sistema, é possível visualizar com clareza o perfil do quadro de pessoal do Estado, em variados níveis, como: concessões de aposentadorias e quadro de pensionistas, com incidência de paridade e razão de concessão; situação da remuneração dos servidores, com ênfase em variados níveis; e os indicadores de pessoal. O programa garante respostas sobre diversos cruzamentos de informações, incluindo a de óbitos. Assim, é possível detectar inúmeras possibilidades de irregularidades, principalmente com cruzamentos das folhas do Governo Federal e das prefeituras, como acúmulos ilegais de salários e emprego.


Marcelo Bussiki disse que ficou satisfeito com a demonstração do trabalho da Secretaria de Administração e considerou importante o sistema de controle e gestão. Ele se reuniu com a superintendente de Gestão de Pessoas, Débora Lopes Gagini, para discutir os termos da parceria.


A SAD e a Prefeitura já têm trabalhado na discussão de outros projetos em conjunto. Um deles refere-se à documentação, destinada principalmente a fins previdenciários.


Fonte: EDILSON ALMEIDA/ Assessoria SAD-MT