INTERCÂMBIO CULTURAL

Aluna da rede estadual representa MT como jovem embaixadora nos EUA

Quarta-feira, 08 de janeiro de 2014 | Publicado às 17h21

A A

Escolhida oficialmente para representar Mato Grosso durante um intercâmbio cultural de três semanas, a jovem embaixadora Paloma Bianca Braghin Bento, 17, embarca para os Estados Unidos da América (EUA) no próximo dia 10. Ela foi selecionada pela Embaixada Americana quando estudava o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Desembargador Armando Pompeu de Barros, da cidade de Colíder.


Na programação está prevista uma semana de intercâmbio na sede do poder americano em Washington D.C., incluindo uma visita à Casa Branca e museu, além de apresentações sobre o país de origem a representantes do parlamento americano. No total, 36 brasileiros foram selecionados durante a edição do Programa Jovem Embaixador 2014.


Filha de uma professora viúva, Paloma sempre estudou em escola pública e teve a iniciativa de se inscrever após a intervenção da professora de Língua Inglesa. “A orientação foi fundamental. Eu tentei a primeira vez, mas como não desenvolvia nenhum projeto social acabei não sendo classificada. Acho que desistir não é um caminho, nunca”.


Como proposta de trabalho a ser executada durante a viagem, a garota pretende apresentar aos norte-americanos as riquezas turísticas, assim como o potencial agrícola de Mato Grosso. “Chega de mostrar o futebol. Nossa culinária, o artesanato do país também merece destaque. Por isso, todos os embaixadores trabalham para apresentar um país rico em diversidades”, pontua.


Após uma semana em Washington, Paloma se hospedará na casa de uma família americana na Carolina do Norte, e permanecerá na cidade de Charlotte, por duas semanas onde irá frequentar uma higth school (escola de ensino médio). Ela também irá desenvolver um projeto social durante a estadia na cidade.


Parceria


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) é parceira do Programa em Mato Grosso por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos e incentiva a participação no programa, como estímulo ao aprendizado. Neste ano, conforme a coordenadora de projetos, Gláucia Ribeiro, foram efetuadas inscrições de alunos da rede estadual dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Itiquira, Lucas do Rio Verde, Colíder e Sorriso.


Saiba Mais


O programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e se estende atualmente a 25 países. Desde o lançamento, 329 brasileiros da rede pública já foram aos Estados Unidos por meio do intercâmbio. O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo Governo dos EUA e conta com o apoio das empresas: Federal Express (Fedex), MSD, Dow Brasil, Microsoft Brasil, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e o Banco Bradesco.


Fonte: PATRÍCIA NEVES Assessoria Seduc-MT