Empaer adquire implementos para serem usados em pequenos serviços, como abertura de sulcos, em hortaliçais, como também em plantios
Como parte do Programa de revitalização e reestruturação, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) adquiriu seis tratores, sete minitratores e equipamentos para auxiliar na implantação dos projetos de pesquisa, manutenção, produção de sementes e mudas nos Campos Experimentais da empresa. Com recursos na ordem de R$ 2,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), serão aplicados também para estruturar os laboratórios e atender a demanda dos produtores rurais.
Os tratores e equipamentos serão entregues no mês de novembro, nos campos experimentais da Empaer nos municípios de Acorizal, Tangará da Serra, Quatro Marcos, Jaciara, Rosário Oeste e Juina. Nos centros de Pesquisas em Sinop, Cáceres, Várzea Grande e na Estação de Piscicultura e Suinocultura de Nossa Senhora do Livramento. O diretor de Pesquisa da Empaer, Carlos Milhomem, ressalta que, ainda este ano, serão liberados recursos para investimento, construção de laboratórios de sementes, fruticultura, floricultura, aquisição de máquinas, equipamentos e outros.
Milhomem explica que a compra dos implementos agrícolas e equipamentos como sulcadores, enxadas rotativas e roçadeiras tem o objetivo de auxiliar o trabalho no campo. Ele descreve que desde 2008 foi elaborado um novo modelo de gestão de pesquisa oferecido à agricultura familiar com a participação das 17 Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs). Em 2009, a Empaer recebeu recursos na ordem de R$ 950 mil, para compra de 19 veículos e aproximadamente 35 computadores.
Para o ano de 2012, com os recursos do PAC-Embrapa serão implantados quatro bancos de germoplasma, distribuídos nos campos experimentais. O banco de germoplasma tem a finalidade de garantir a sobrevivência das sementes de espécies nativas do Cerrado, Pantanal e Amazônia e principalmente das espécies em extinção. Aquisição de um aparelho de absorção atômica, que faz a leitura de macro/micronutrientes, metais pesados para determinar contaminação do meio ambiente e outros. Para conferir a composição química e orgânica dos alimentos, o laboratório da Empaer vai contar com o cromatógrafo, equipamento também usado em todas as áreas da ciência.
Para atender a demanda do produtor, segundo Milhomem é necessário a infraestrutura dos centros de pesquisa, adaptados e reestruturados a proporcionar condições adequadas ao desenvolvimento da pesquisa para os produtores rurais do Estado de Mato Grosso. “Com a estruturação do laboratório vamos gerar conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do meio rural com prioridade a agricultura familiar “, destaca o diretor.