O escritório local da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no município de Santo Antônio de Leverger aproveitou este mês de outubro em que se comemora o Dia das Crianças para realizar um trabalho de conscientização e preservação ambiental junto ao alunos das escolas municipais das comunidades de Sangradouro e Vila de São Sebastião, localizadas a 85 km de Cuiabá com acesso pela rodovia BR-364).
Os estudantes participaram do plantio de mudas de árvores nativas, para recuperação da mata no entorno de uma mina de água natural localizada na propriedade de Odil Suliman e sua esposa Sueli Corrêa Machado em Sangradouro. Eles são os únicos no município, que produzem as rapaduras de cana com coco de babaçu, leite com babaçu e rapadura de cana com mamão, coco e gengibre.
Os técnicos da Empaer e professores das escolas municipais das duas comunidades trabalharam questões de conscientização à preservação ambiental. “Nossa intenção aqui é conscientizar essas crianças, que nós sabemos que serão futuros agricultores”, ressaltou a professora Eliane Benedita P. Beraldi, da Escola Municipal de 1º grau de Perdição, que fica na Vila de São Sebastião.
A preservação das matas ciliares, vegetação que nasce às margens dos cursos de água (rios, lagos, minas, córregos, etc), é importante porque elas funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos, nutrientes e evitam o escoamento de água nos períodos de seca tendo assim papel fundamental na produção da agricultura.
Há 10 anos a Empaer atende 95 famílias na região, onde ao longo dos anos tem trabalhado questões de preservação ambiental e segurança alimentar. Na área social, são prestadas informações, através de palestras, trabalhos associativos, reuniões e visitas técnicas sobre auxílio maternidade, aposentadorias e auxílio doenças.
“Duas mil mudas de árvores frutíferas já foram entregues na região e ainda para este ano, em novembro, temos previsão de mais mil mudas”, destacou a extensionista social da Empaer, Ieda Lopes de Souza Santos.
A união das duas comunidades fez com elas conseguissem junto a prefeitura municipal, um trator para fazer gradeação nas propriedades, para o plantio de rama de mandioca, cana, milho e melhoramento de pastagens.
Participaram do Dia Especial crianças de 05 a 15 anos da Escola Municipal de 1º Grau de Perdição (Vila São Sebastião), Escola Municipal de 1º Grau José Maria da Costa (Comunidade Sangradouro) e moradores vizinhos.