FUNCIONALISMO

No ultimo mês de prazo, Governo ainda espera 18 mil no recadastramento e alerta para corte salarial

Sexta-feira, 06 de setembro de 2013 | Publicado às 16h55

A A

 

Termina no final do mês o prazo para todos os servidores ativos da administração direta, autárquica e fundacional façam seu recadastramento na Secretaria Estadual de Administração, através do Portal do Servidor Público. Até agora, 27.440 servidores se recadastraram; faltam ainda 18.437, ou seja,  pouco mais de 40%. O secretário de Administração, Francisco Faiad, alertou que aqueles que deixarem de se recadastrarem ficarão de fora folha de salários de outubro.

 

Faiad afirmou que o servidor público que não se recadastrou deve o fazê-lo o mais breve possível, evitando deixar para ultima hora. Ele disse que o sistema desenvolvido pela Superintendência de Gestão de Pessoas está apto para receber grande quantidade de informações, mas não está imune a riscos.  O recadastramento não será prorrogado. Após o dia 30 de setembro, o servidor terá que comparecer pessoalmente às suas secretarias.

 

"O sistema é fácil de ser operado, podendo se recadastrar de qualquer lugar, sem filas ou outra preocupação. Deixar para ultima hora pode ser temerário" - disse o secretário.

 

O recadastramento está sendo  feito online pelo site da Secretaria de Administração (http:/www.sad.mt.gov.br). Na página principal, o servidor encontrará um link com campo específico de atualização dos dados. O primeiro acesso será por meio do CPF e número de matrícula, logo, o sistema pedirá para cadastrar uma senha, que será usada nos próximos acessos. Após a finalização do cadastramento, será gerado um comprovante validador do recadastramento.

 

Secretaria com maior número de funcionários, a  Educação já está em 56% de seu quadro recadastrado. De acordo com os números da SAD, restam ainda 8,1 mil servidores nesse órgão. Os funcionários da Saúde e Segurança Pública, incluindo a Polícia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros, estão entre 64 e 67% de recadastrados. Por outro lado, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo tem o menor percentual: apenas 29%.

 

A cidade com maior número de servidores ainda a acessarem a ficha de recadastramento é Cuiabá: são 10,1 mil. Várzea Grande, por sua vez, já recadastrou 99,53%. Terceiro maior polo, Rondonópolis está com 63,8% dos servidores recadastrados.  

 

O recadastramento, de acordo com o secretário Faiad, tem como objetivo manter a base de dados do Governo atualizada. Ele lembrou que o ultimo recadastramento foi realizado há 5 anos. De lá para cá, foram contratados perto  de 15 mil novos servidores, aprovados em concurso público. "É um tempo razoável em que houve mudança de patrimônio, alterações de endereço, enfim. O Governo precisa ter esses dados atualizados para conhecer melhor o ser servidor, entender melhor as suas demandas e necessidades e dar um devido tratamento para que haja um melhor aproveitamento e racionalização dos recursos humanos" - disse. 

 

 


Fonte: EDILSON ALMEIDA Assessoria/SAD-MT