Faiad diz que estágio ajuda a qualificar o serviço público

Sexta-feira, 16 de agosto de 2013 | Publicado às 18h02

A A

O secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, defendeu nesta quinta-feira, 15, a implementação da política de estágio no serviço público. Segundo ele, a presença de estudantes em fase de formação nas mais diversas áreas do conhecimento são importantes porque permite ao estudante um aprendizado melhor das políticas públicas. "No futuro, os estagiários poderão ser servidores de carreira do Estado e, consequentemente, poderão ajudar na qualificação do serviço público" - disse. 

A posição do secretário de Administração foi apresentada durante o II Encontro de Gestores de Estágio, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso. O evento , que integra as comemorações do Dia Nacional do Estagiário, a ser comemorado em 18 de agosto, discutiu as ações de intermediação de estágios, conforme a Lei 11.788/2008. 

A consultora nacional do Instituto Evaldo Lodi Nacional, Maria Lúcia Macedo, ministrou a palestra -Como trilhar uma carreira de sucesso-dentro do painel  ´A Importância do Setor Público na Formação Profissional dos Estudantes´. 

Professor licenciado de Direito, Faiad disse que a Secretaria de Administração tem procurado, dentro dos limites orçamentários, abrir oportunidade para o estágio remunerado. Ele destacou dois aspectos essenciais do estágio no serviço público: o envolvimento do estudante na prestação de serviços à comunidade; e também a promoção do exercício da cidadania. 

"Defendo a participação do estagiário porque ele representa o novo, representa a possibilidade de fazer diferente" - destacou o secretário. "Isso acontece não apenas no serviço público, mas em todas as áreas profissionais, inclusive no terceiro setor".

Faiad destacou que o serviço público oferece ao estudante de nível superior múltiplas opções de desenvolvimento e de conhecimento. Ele citou, entre outras o desenvolvimento de tecnologias de informática, preservação do meio ambiente, assistência social, saúde, direito administrativo, educação, agricultura, indicadores econômicos e sociais etc.   


Fonte: EDILSON ALMEIDA Assessoria/SAD-MT