RECADASTRAMENTO

Em um mês, 36% dos servidores já se recadastraram; SAD alerta para prazo

Quarta-feira, 07 de agosto de 2013 | Publicado às 16h36

A A

 

Um total de 16.848 servidores ativos do Governo de Mato Grosso já fizeram o recadastramento obrigatório, determinado pelo decreto. Esse número representa 36,7% do total. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (06) pela Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Administração. O recadastramento está sendo feito de forma online, direto no Portal do Servidor no http://www.sad.mt.gov.br. O prazo para o recadastramento termina no dia 30 de setembro.

 

De acordo com o secretário de Administração, Francisco Faiad, o ritmo de recadastramento está dentro das previsões dos técnicos de gestão de pessoas. Por isso, ele acredita que até o prazo, todos os servidores terão feito a atualização de seus dados. "O sistema online tem se mostrado eficiente e o recadastramento é fácil e rápido" - disse o secrertário.

 

Faiad lembra, no entanto, que o servidor não deve deixar para fazer o recadastramento na última hora. O decreto que determinou a obrigatoriedade da atualização cadastral estabelece que após o prazo, aqueles que não preencherem os dados terão seus proventos suspensos. Ao todo, são esperados o recadastramento de 45.879 servidores, sendo 39.282 ativos, 4.421 efetivos comissionados e 2.099 comissionados.

 

Alguns órgãos já conseguiram passar da metade de funcionários que fizeram a atualização cadastral: a Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração e Energia (Sicme) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) atingiram 53%. A Auditoria Geral do Estado vem a seguir, com 52% de recadastrados, seguido pela Secretaria de Administração com 49% do total - mesmo percentual do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e a Casa Civil.

 

O maior grupo de funcionários a serem recadastrados, no entanto, está lotado na Secretaria de Educação (Seduc). São 18.487 servidores. Desse total, 5.848 já fizeram a atualização, o que representa 32%. Na Polícia Militar um total de 2.825 já fizeram a atualização de 6.639 servidores. Já na Polícia Civil foram recadastrados 1.032 de 2.514.

 

O recadastramento vai atualizar, aperfeiçoar, ampliar e também empreender maior controle em relação ao cadastro dos servidores. Ele é considerado importante e necessário visto que o último recadastramento do funcionalismo aconteceu há cinco anos. A atualização cadastral é feita de forma online, via Internet, no site da Secretaria de Estado de Administração. O servidor acessará a página de cadastro e ingressará nos campos de atualização mediante matrícula e senha cadastrada.

 

Pelo decreto governamental que institui o recadastramento, os servidores que ingressarem no serviço público no segundo semestre de cada ano do recadastro estão desobrigados a realizar a atualização no ano de seu ingresso.

 

 


Fonte: EDILSON ALMEIDA Assessoria/SAD-MT