COPA 2014

Processos de desapropriações na Av. Jurumirim entram na reta final

Segunda-feira, 24 de outubro de 2011 | Publicado às 13h14

A A

Cinco imóveis que serão desapropriados já estão na fase final de negociação para pagamento das indenizações. São moradores do bairro Três Lagoas que estão na rota da obra de prolongamento e pavimentação da avenida Jurumirim, em Cuiabá. O secretário-adjunto de Ações de Desapropriações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Secopa), Djalma Sabo Mendes, recebeu na sede da secretaria os proprietários desses imóveis para apresentar os valores que serão pagos.

Dos cinco casos, apenas um ainda está em fase de checagem de documentação e os demais concordaram com os laudos e efetivaram a negociação.

Os imóveis da Jurumirim foram os primeiros a serem homologados pela Comissão Multidisciplinar criada para homologação dos laudos do Estado. O processo começou em maio quando foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que declarou aquela área como de utilidade pública. Na sequência, houve início dos trabalhos de campo e de levantamento dos dados para elaboração dos laudos, que foram enviados para comissão formada por técnicos do governo estadual.

“Temos trabalhado com toda cautela, respeitando todas as etapas e buscando resolver com o menor impacto possível", destacou o secretário.

PARQUE DO BARBADO - Nos casos mais delicados a Secopa procurou fazer convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para um levantamento socioeconômico dos moradores. O convênio com a UFMT foi firmado para realização de um estudo socioeconômico das famílias que serão afetadas na construção da avenida Parque do Barbado, que interligará importantes vias da cidade. Neste caso a obra foi dividida em dois lotes, sendo que o primeiro compreende da avenida Fernando Corrêa da Costa à avenida Arquimedes Pereira Lima e o segundo lote da Arquimesdes até a avenida Juliano Costa Marques. O secretário explicou que quem estiver em áreas de preservação permanente (APP) será remanejado e os outros casos serão de desapropriação, dois processos distintos.

NOVOS DECRETOS - Na quinta-feira (20.10), o governador Silval Barbosa também publicou mais cinco decretos declarando novas áreas de utilidade pública para fins de desapropriação. São para as obras da trincheira da Mário Andreazza; duplicação da rodovia MT-444 (Mário Andreazza); duplicação da estrada da guarita e prolongamento da Rua dos Eucaliptos no trecho entre avenida das Palmeiras e entroncamento com a avenida Arquimedes Pereira Lima, no bairro Jardim das Palmeiras. A partir de agora será dada a ordem de serviço para que a empresa contratada pela Secopa comece o levantamento dos dados e elaboração dos laudos.

Em maio foram publicados os decretos das obras de duplicação da avenida Juliano Costa Marques (bairro Bela Vista); complementação da avenida Jurumirim (bairros Novo Mato Grosso, Três Lagos e Morada da Serra); duplicação da rua Barão de Melgaço (bairro Porto); adequação viária da rua das Mangueiras (Coxipó) e duplicação da avenida Senegal (Bosque da Saúde). Nas avenidas Jurimirim e Juliano Costa Marques as obras estão em andamento. No dia 03 de junho saiu a decretação de utilidade pública de diversas áreas para obras na avenida Miguel Sutil. 


Fonte: CIRLENE LOPES - Especial para Secopa/MT