Governo doa área para construção da sede da Defensoria Pública

Segunda-feira, 10 de junho de 2013 | Publicado às 18h00

Após 14 anos de existência, a Defensoria Pública de Mato Grosso conquista uma área para construir a sede própria.

A A

Após 14 anos de existência, a Defensoria Pública de Mato Grosso conquista uma área para construir a sede própria. Nesta sexta-feira, 7, o secretário de Administração, Francisco Faiad, assinou o termo promovendo a doação de uma área de 2,5 mil metros quadrados, localizado no Centro Político Administrativo (CPA) ao lado do prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O ato aconteceu durante reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública.

 

“O governador Silval Barbosa corrigiu uma situação que é inadmissível para um órgão de tamanha importância e envergadura como a Defensoria Pública. E é bom lembrar que um Governo que se preocupa com a igualdade de direitos investe na Defensoria Pública, que é um bastião daqueles que precisam recorrer a Justiça e não tem os meios necessários para pagar um advogado” – disse o secretário.  

 

Para Faiad, como ex-presidente da Ordem dos Advogados em Mato Grosso, assinar o ato de doação da área tem um significado muito especial. “A importância da Defensoria Pública sempre foi reconhecida pela classe dos advogados. Hoje, portanto, para mim, pessoalmente, é um dia muito especial” – frisou.

 

A doação do terreno vinha sendo articulada por Djalma Sabo Mendes junto ao Governo do Estado e a lideranças políticas.  A sede da Defensoria Pública funciona em um prédio cedido pelo antigo Ipemat, em regime de comodato. A estrutura física não comporta a demanda da entidade.

 

Além disso, a instituição gasta com aluguéis em outros prédios para abrigar o Núcleo Cível, Defensoria de 2ª Instância, a Ouvidoria e manter os arquivos.

 

A corregedora-geral da Defensoria Pública, Karol Rotini, ressaltou a atuação de Djalma Mendes à frente da instituição, que tem avançado. O reconhecimento da atual gestão também foi feito pelos defensores Marcos Rondon e Márcio Dorilêo, além dos demais presentes na reunião.

 

Eles também agradeceram a Faiad por reconhecer a atuação da Defensoria Pública. Djalma Sabo Mendes agradeceu ainda ao governador Silval Barbosa por atender mais esta demanda da instituição.

O próximo desafio desta gestão é iniciar o projeto para a construção da nova sede. “Queremos agradecer ao governador que sempre nos atendeu e agora partiremos para uma nova etapa na vida da Defensoria Pública, que existe desde 1999, sem o seu prédio próprio” -  disse Djalma.


Fonte: Edilson Almeida/Assessoria SAD-MT