SAÚDE

Estado implanta projeto do Ministério da Saúde para combater a violência familiar

Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 | Publicado às 15h12

A A

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em parceria com Ministério da Saúde e prefeitura de Cuiabá, implanta o projeto “Linha de cuidado em atenção integral às crianças e adolescentes e suas famílias em situação de violência”. O objetivo do projeto é capacitar profissionais da saúde pública de Mato Grosso para aperfeiçoar as habilidades do profissional no atendimento, encaminhamento e acompanhamento e reconhecimento aos sintomas visíveis e invisíveis da violência e amparo à família quando atendida na rede SUS.

Cerca de 76 profissionais serão capacitados como multiplicadores. A capacitação será dada em duas fases sendo a primeira para os profissionais que atuam nas policlínicas e a segunda aos que trabalham no Programa Saúde da Família.
O evento acontece na Escola de Saúde Pública (ESP), durante os dias 24, 25, 26 para a primeira turma, e de 05 a 07 de dezembro para a segunda turma. Com horário fixado das 08h às 17h30.

A coordenadora da Área da Criança do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes Magalhães estará presente no evento na condição de observadora e as técnicas da saúde do Estado Aldinéia Guimarães e Ediane Ferreira atuarão como gestoras responsáveis por conduzir o evento.

Segundo Aldinéia Guimarães “qualificar os profissionais da saúde é um importante passo na melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que ganharão na qualidade e no cuidado, e a gestão ganha no aprimoramento das políticas públicas frente as violências”, disse.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) registrou no ano de 2010, mais de quatro mil casos de violência contra criança e adolescentes. Segundo Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, 12% das 55,66 mil crianças menores de 14 anos são vítimas de alguma forma de violência doméstica no Brasil.


Fonte: DAYANNI IDA - Assessoria/SES