SOBRE TRILHAS

Governador participa de mesa redonda para debater a Ferronorte em Rondonópolis

Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 | Publicado às 14h56

A A

TV SECOM

O governador Silval Barbosa segue, nesta sexta-feira (21.10), para Rondonópolis (212 Km a Sul de Cuiabá), onde irá participar de uma mesa redonda para debater os impactos da chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) no município. O evento será realizado às 19h, no auditório da Câmara Municipal da cidade.

Na avaliação do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento de Logística Intermodal em Transportes, Francisco Vuolo, o debate é muito importante, pois a ferrovia vai resultar em mudanças para a população de Rondonópolis e região. “É preciso discutir um planejamento de ações para que o município esteja preparado para receber uma ferrovia deste porte, lembrando que o terminal será um dos maiores da América do Sul”.

Conforme explica o secretário, a ferrovia é um eixo estruturante muito forte, que vai atrair indústrias, formar novos eixos produtivos, além de facilitar e baratear a importação de produtos. Mas toda essa mudança precisa estar acompanhada de planejamento, para que a cidade cresça ordenadamente, com investimentos em plano diretor, qualificação profissional e serviços.

A reunião contará com a participação de representantes da empresa América Latina Logística (ALL), responsável pelas obras da Ferrovia Vicente Vuolo (Projeto Rondonópolis). A ALL fará um detalhamento do estágio das obras que vão ligar por trilhos os município de Alto Araguaia – Itiquira – Rondonópolis.

Também vão participar das discussões os deputados federais Wellington Fagundes e João Maia; o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio; além de representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre, do Ministério dos Transportes, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente do Estado (Ibama), e da Valec.

Saiba mais – Em Rondonópolis, o terminal ferroviário possuirá aproximadamente 385 hectares, localizado a 28 quilômetros do centro da cidade. A estrutura terá capacidade de carregamento de dois trens de 120 vagões, simultaneamente. As linhas de recepção terão capacidade para 60 vagões de fertilizantes, 120 vagões de combustíveis e outros 40 para containeres e cargas industrializadas. Além disso, o pátio suportará até 1.200 caminhões.

PROGRAMAÇÃO

DIA 21- Sexta-feira - 19h

Mesa Redonda: "Impacto da chegada da Ferronorte no município de Rondonópolis - MT"
Local: auditório da Câmara Municipal de Rondonópolis/MT, sito à Rua Otávio Pitaluga, 1.779, Bairro La Salle
Iniciativa do deputado federal Wellington Fagundes

Convidados:

Jean Mafra dos Reis, especialista em Regulação da Gerência de Regulação e Outorgas Ferroviária de Cargas - GEROF/SUCAR, representando o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT;

Silval Barbosa, g
overnador do Estado de Mato Grosso;

Adriano Bernardi, superintendente de Projetos Logísticos da América Latina Logística - ALL;

Cibele Madalena Xavier Ribeiro, superintendente do Ibama-MT;

Serviço

O que? Mesa redonda “Impactos da chegada da Ferronorte em Rondonópolis”
Quando? 21 de outubro de 2011, às 19h
Onde? Auditório da Câmara Municipal de Rondonópolis (Rua Otávio Pitaluga, nº 1779, Bairro La Salle)



Fonte: CAROLINE LANHI - Redação/Secom-MT