Junta Comercial apresenta novo sistema de registro integrado

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 | Publicado às 19h41

Governo do Estado por meio da Junta Comercial (Jucemat-MT) vai implantar o sistema de registro integrado a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A A

O cenário é de transformação para Mato Grosso. E para proporcionar agilidade e conforto ao cidadão, o Governo do Estado por meio da Junta Comercial (Jucemat-MT) vai implantar o sistema de registro integrado a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Nesta terça-feira (19), o Presidente da Jucemat, Roberto Peron, juntamente com representantes da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT), Receita Federal, Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande e a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg), participaram da palestra de apresentação do novo sistema.

Para Peron, a implantação da Redesim é uma ação de Governo, que visa à integração dos bancos de dados dos órgãos essenciais para abertura, alteração e enceramento de empresas. "O intuito deste software é a realização de todo trâmite legal via portal".

A palestra foi ministrada por Francisco Cunha, responsável pelo desenvolvimento e manutenção do portal REGIN (Registro de Integração), que explicou passo a passo como funciona o sistema. "O cidadão pode consultar a viabilidade, terá orientação de como legalizar empresas, irá acompanhar o andamento do seu processo quando e onde quiser e também poderá importar o Registro Eletrônico de sua empresa, tudo isso sem sair de casa", explica Francisco.

Peron ressalta que os serviços de abertura, alteração e fechamento de empresas na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso possui o sistema manual e com a grande demanda há certa demora no andamento dos processos. "Existe município que não tem os órgãos para retirada de documentação e com a implantação da Redesim, isso poderá ser feito com muito mais agilidade e o cidadão poderá acompanhar de qualquer lugar o andamento do processo", afirma o presidente da Jucemat.

A Junta Comercial é uma autarquia do Governo do Estado vinculada a Secretaria de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme-MT).


Fonte: THALITA BRUNO/Assessoria/Jucemat