GERAL

Estado participa de videoconferência do programa federal Crack, é Possível Vencer

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013 | Publicado às 20h13

A A

GOOGLE

Representantes do Estado de Mato Grosso e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande participam da primeira videoconferência do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas do Centro-Oeste. O evento faz parte do programa Crack, é Possível Vencer, desenvolvido pelo Governo Federal e será realizado das 17h às 19h na Superintendência do Banco do Brasil, em Cuiabá.

De acordo com o presidente do Comitê Gestor do Plano de Enfrentamento às Drogas de Mato Grosso, secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos Genilto Nogueira, a vídeoconferência irá promover o diálogo entre Governo Federal, estados e municípios. "Durante a vídeo-conferência será apresentada a metologia de trabalho", explicou.

O enfrentamento às drogas será abordado em três eixos, segundo Nogueira. A prevenção é o primeiro eixo temático. A proposta é capacitar gratuitamente professores, profissionais de saúde, policiais, operadores do direito e comunidades terapêuticas para trabalhar com a prevenção.

O cuidado com os dependentes químicos é o segundo eixo do enfrentamento. O terceiro eixo de atuação trata da infraestrutura para o enfrentamento às drogas. "No segundo eixo vamos discutir sobre a implementação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas com disponibilização de leitos, novas unidades de acolhimento e implementação de consultorios de rua ", explicou.

Participam da discussões a secretária de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Casa Civil, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social ( Setas), Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Ministério Público Estadual.


Fonte: SINARA ALVARES/Redação/Secom-MT