MT NA COPA

Complexo Viário do Tijucal ganha nova frente de trabalho e amplia interdição

Terça-feira, 29 de janeiro de 2013 | Publicado às 19h12

A A

Edson Rodrigues/Secopa

As obras do Complexo Viário do Tijucal avançam e atingem 25% de execução dos serviços. Atualmente 120 homens trabalham na construção de um viaduto e uma trincheira que vão dinamizar o trânsito naquela região, que é uma das principais entradas da capital mato-grossense.

Com o avanço da obra, implica em mais um turno de trabalho, das 20h às 6h. Em fase de concretagem, a edificação do viaduto segue com 17 pilares finalizados, dos 22 necessários para dar sustentação ao elevado. Paralela a essas atividades estão sendo executados trabalhos de escavação na moderna trincheira.

Os canteiros de obras - do viaduto e da trincheira - estão localizados em um dos pontos de Cuiabá onde a evolução do tráfego está intimamente relacionada com as atividades industriais e comerciais da região na qual está inserida uma das principais rodovias de Mato Grosso. Em média passam por este trecho aproximadamente 10 mil veículos por sentido no horário de pico.

Para que se prossiga com o curso das obras, será necessária a ampliação do atual ponto interditado. Um trecho da avenida Fernando Corrêa da Costa, que era mão dupla, agora passará a funcionar apenas com uma faixa para a circulação de veículos no sentido Cuiabá - Rondonópolis. Sinalizações verticais, horizontais e semafóricas serão instaladas para auxiliar os motoristas nas rotas de desvio.


OBRA

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um "mergulho" na BR-364 até a Av. Arquimedes Pereira Lima. Já o viaduto, de 520 metros de extensão, fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso do bairro Tijucal até a Av. Fernando Corrêa da Costa.

Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal será entregue à população em janeiro de 2014.

O Complexo compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana que estão sendo executadas para dar vazão ao trânsito veicular de Cuiabá e regiões vizinhas. É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.

Dentro do pacote de Travessia Urbana, além do Complexo Viário do Tijucal, estão em andamento: viaduto da Dom Orlando Chaves/FEB, a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, e a do viaduto do Despraiado. Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/ 070), que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.

 


Fonte: NAYARA TAKAHARA/Assessoria/Secopa