ECONOMIA

Junta Comercial divulga dados do balanço anual de 2012

Sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 | Publicado às 20h11

A A

DILVULGAÇÃO

Em reunião plenária realizada nessa terça-feira (22), o presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Roberto Peron, divulgou aos vogais o balanço anual com os números das empresas registradas na Junta Comercial no ano de 2012. Mato Grosso conta com 385 mil empresas registradas, entre as categorias empresa públicas, sociedade de economia mista, anônima aberta, anônima fechada, empresária limitada, empresária em nome coletivo, empresário, cooperativa, Consórcio de Sociedades, Grupos de Sociedade, Eireli e microempreendedores individuais.

O cenário é de transformação, se comparados a 2011 houve pequena queda de 3,11% nos registros de empresas constituídas em 2012. Devido a chegada da Copa de 2014, Peron explica que esses números não são ruins para o Estado. "O Estado soma 211.690 mil empresas ativas. Tivemos uma queda nos registros gerais das empresas que se regularizaram à Junta, porém houve um aumento de 6,57% das empresas que usufruíram da possibilidade de transformação. A busca desta modalidade é em decorrência do mercado, estamos em um momento muito especial para o setor da construção civil; turismo e comércio isso traz um bom retorno como mais emprego e renda para o Estado. Também tivemos uma queda -boa- de 9,34% de empresas que fecharam as portas, estes números mostram que o empreendedor está buscando mais qualificado e aproveitando as oportunidades", completou o presidente da Jucemat.

O percentual de transformação das empresas foi o que realmente chamou a atenção. "Muitas empresas estão se transformando e entrando no ramo de prestação de serviço, ainda mais agora, com a chegada da Copa do Mundo. O Estado está crescendo muito e as empresas por si já estão sentindo a necessidade de estarem se regularizando", ressaltou o vogal Rogério Romanini, representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Serviços prestados pela Junta Comercial, como Expedição de Certidões e Autenticação de Livros também tiveram aumento considerável. Em 2011 foram registradas 3.363 autenticações, já em 2012 esses números tiveram o aumento de 33,72%. Nas certidões especificas o crescimento foi de 34,54%, nas simplificadas 78,60% e nas de inteiro teor 17,95%.

A Junta Comercial de Mato Grosso é vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia.


Fonte: THALITA BRUNOAssessoria/Jucemat