EDUCAÇÃO

Investimento em merenda escolar ultrapassa R$ 30 milhões

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013 | Publicado às 19h53

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Os investimentos em merenda escolar de qualidade aos 450 mil estudantes da rede estadual tiveram investimentos na ordem de R$ 30.974.323,20, somando recursos provenientes do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e governo do Estado. Desse percentual, Mato Grosso investiu com recursos próprios R$ 2.842.481,20. Os dados são da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Só em 2012 foram servidas quase 3 bilhões de refeições aos alunos. 

Considerando as necessidades específicas do púbico a ser atendido, Mato Grosso complementa os recursos da merenda para os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental, e também do Ensino Médio nas escolas instaladas no campo, assim como para as crianças das creches, os adolescentes do Ensino Médio Integrado, alunos da pré-escola, e da Educação Especial. Com a complementação, por exemplo, cada estudante de creche recebe R$ 2,20 para alimentação. 

No caso dos estudantes atendidos pelo Projovem Campo, que é uma modalidade específica para potencializar a finalização do Ensino Fundamental na modalidade da EJA, o governo estadual custeia integralmente a merenda com investimento de R$ 1,50 por aluno. 

-Nosso sistema de matrículas é totalmente integrado e não há nenhuma criança ou adolescente que fique sem receber merenda em Mato Grosso-, explica a nutricionista Layde Emília da Costa. 

Ela ainda pontua que a equipe da Coordenadoria de Alimentação Escolar disponibiliza uma extensa lista de cardápios. São mais de 200 opções, que podem ser aplicadas alternadamente, atendendo as demandas específicas das unidades. 

Agricultura Familiar 

Para potencializar a aquisição de produtos da agricultura familiar, conforme a nutricionista Layde Emylia, a Seduc tem investido no diálogo com os municípios para auxiliar no cumprimento da legislação nacional que prevê a aquisição de 30% dos gêneros alimentícios de programas de agricultura familiar. 

Para facilitar esse processo, explica, em cada município do Estado existe uma Câmara de Negócios responsável pela realização dos certames licitatórios, que fazem o registro do menor preço para a alimentação escolar. Cabe aos assessores pedagógicos o trabalho de gerenciamento dessas Câmaras, compostas por representantes da Seduc, Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), Empaer e também Vigilância Sanitária.  


Fonte: PATRÍCIA NEVES Assessoria/Seduc-MT