GERAL

Preparação dos Jogos dos Povos Indigenas é tema de reunião

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 | Publicado às 18h42

A A

DIVULGAÇÃO

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, juntamente com secretário adjunto da Seel, Marcus Jacarandá, se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (19.12), com o secretário Nacional dos Esportes, Afonso Barbosa e representantes do Ministério dos Esportes e do Comitê Intertribal Indígena. No encontro foi definido o termo de compromisso e cooperação técnica para realização dos Jogos dos Povos Indígenas 2013, que tem como sede a cidade de Cuiabá.

Os Jogos dos Povos Indígenas serão organizados pelo Comitê Intertribal Indígena e Ministério dos Esportes em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Durante a reunião foi discutida a responsabilidade do caderno de encargo, bem como o legado social, esportivo e econômico. Para o secretário José Guaresqui, a discussão é importante para conhecer as tarefas que terão que ser executadas e as responsabilidades que compete a todos. -A preocupação em organizar um excelente evento se estende a todo o Governo, para que possamos nivelar junto com o Ministério dos Esportes e Comitê Intertribal e os outros parceiros dos jogos, para que esse também possa ser mais um grandioso evento na nossa capital-.

Os Jogos dos Povos Indígenas tem por proposta a celebração e a integração das diferentes tribos, com o resgate das culturas tradicionais. A competição em Mato Grosso vai reunir mais de 2 mil indígenas de 44 etnias brasileiras, com a demonstração de 15 modalidades esportivas tradicionais e não tradicionais.

De acordo com Guaresqui, o evento vai oportuniza a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre cultura indígena, conhecer as manifestações esportivas e culturais.

Estiveram presentes na reunião, o diretor do Comitê Intertribal e Memoria e Ciência Indígena, Marcos Terena, o coordenador técnico-cultural do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena, Carlos Terena, o coordenador-geral de Assuntos Indígenas do Ministério dos Esportes, Rivelino Pereira de Souza, além de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso


Fonte: ADRIANE RANGEL/Assessoria/Seel-MT