EDUCAÇÃO

Conferência sobre Ciclo de Formação Humana começa nesta segunda-feira

Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 | Publicado às 03h14

A A

DIVULGAÇÃO

 

A Secretaria de Estado de Educação realizará durante três dias (10 a 12.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a etapa Estadual da IV Conferência Estadual de Mato Grosso e Conferência Estadual do Ciclo de Formação Humana (Conec). O evento que marca a avaliação do Ciclo de Formação, há 12 anos implantado no Estado, terá entre os conferencistas o professor mestre Carlos Augusto Abicalil, e a doutora em neurociência, Elvira Souza Lima. 

A abertura marcada para as 18h30, do dia 10 de dezembro, apresentará um histórico sobre a implantação do ciclo de formação, passando pela resolução 262/2002, com os respectivos impactos na formação dos profissionais e ainda, com um retrato das orientações do Ministério da Educação sobre a implantação das práticas de respeito ao ciclo de formação humana na formação das crianças, na fase dos 6 a 8 anos. 

Segundo a secretária adjunta de Políticas Educacionais, professora Fátima Resende, as discussões irão apresentar os pontos de fragilidade e a eficácia do Ciclo de Formação Humana, nesses mais de 10 anos de implantação como política pública de Estado. -Desde a publicação da Resolução 262, o Estado vem orientando o desenvolvimento do Ciclo de Formação nas Escolas por meio da sala do educador e dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros)-, destaca. 

Atualmente Mato Grosso desenvolve o Ciclo de Formação Humana em mais de 500 escolas da rede estadual que trabalham com o Ensino Fundamental. Além de Mato Grosso , os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, implantaram em alguns municípios o Ciclo de Formação e são considerados os pioneiros na prática. 

A adoção do Ciclo de Formação é considerada uma prática de respeito ao aprendizado, pois prioriza o saber na formação das pessoas. -Todos aprendem. Dentro de um período de tempo e de uma maneira individual, o ciclo, como nas diferentes fases da vida, respeita isso-, diz Fátima Resende. 

A Conec, além do debate diagnóstico sobre o ciclo, trabalhará também as propostas que foram apresentadas na resolução 262/2002, como o ciclo da juventude, para apontar com os presentes um debate inicial sobre o tema.

Atenção: 
Os Delegados da CONEC etapa estadual, a hospedagem será no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os formadores Cefapros ficarão Hospedados no Hotel Paiaguás. As passagens estarão disponíveis nos guichês do município de origem da viagem a partir do dia 08/12/12. 

Confira aqui  a programação.  http://www.seduc.mt.gov.br/download_file.php?id=15802

 

 


Fonte: ROSELI RIECHELMANN Assessoria/Seduc-MT