AGRICULTURA

Silval Barbosa prestigia posse da nova direção da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 | Publicado às 03h17

A A

Marcos Negrini/Secom-MT

 

A solenidade de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), realizada na noite de quinta-feira (06), contou com a presença do governador Silval Barbosa, que ressaltou o apoio do Governo do Estado ao setor algodoeiro e a importância da cotonicultura para a economia do Estado. A nova gestão tem como presidente Milton Garbugio, produtor de Campo Verde ( 131 Km ao sul de Cuiabá). O evento aconteceu no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Recordando a história de boa parte dos produtores rurais de Mato Grosso, que deixaram o sul do país para buscar oportunidades na região Centro Oeste, Silval destacou a luta dos produtores de algodão para superar as dificuldades e tornar o Estado referência em produção de algodão. "Todos os anos são novos desafios, questões como logística e tecnologia. Assim, vamos vencendo as barreiras e colocando Mato Grosso em destaque nacional", disse o governador.

Quanto à logística, Silval ressaltou o empenho do Governo do Estado em avançar nesse quesito com investimentos em rodovias e ferrovias, como os trilhos da Ferronorte que chegaram à Rondonópolis e estão a poucas semanas de serem entregues. Outra saída importante para os produtos mato-grossenses será a Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), que passará pelo município de Lucas do Rio Verde - localizado em uma região que é destaque na produção agrícola. Além disso, há os investimentos nas rodovias federais 163 e 158. -Para competir com os estados que possuem portos é preciso logística e nós trabalhamos muito para viabilizar isso-, frisou o chefe do executivo estadual.

Entre os desafios da próxima gestão da Ampa, o presidente Milton Garbugio destaca a questão das novas tecnologias para o setor. "Precisamos trazer algumas novidades em tecnologia para melhorar a qualidade da pluma. Assim teremos mais credibilidade tanto no mercado interno quanto no externo", explicou o novo gestor, acrescentando a importância da parceira com o Governo do Estado para que Mato Grosso se destaque ainda mais como produtor de algodão.

A nova diretoria da Ampa foi eleita em assembleia geral realizada em novembro e a posse acontece em um ano especial, já que a AMPA completou 15 anos em 2012. Além disso, Mato Grosso se consolidou na safra 2011/12 como o maior produtor de algodão do Brasil, alcançando também a terceira colocação mundial em exportação, com o recorde de 1,043 milhão de toneladas enviadas ao exterior. Mato Grosso fechou a safra 11/12 com produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas do total de 1,9 milhão de toneladas produzidos pelo País.

Participaram do evento os secretários de Estado: José Lacerda (Casa Civil), cel. Ildomar Nunes Macedo (Casa Militar), Pedro Nadaf (Industria, Comércio, Minas e Energia), César Zílio (Administração), Carlos Milhomen (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar).

 

 


Fonte: CAROLINE LANHI Redação/Secom-MT