ESPORTE

Paulistas dominam o segundo dia do Ciclismo nas Olimpíadas Escolares

Segunda-feira, 03 de dezembro de 2012 | Publicado às 17h47

A A

DIVULGAÇÃO

Foi em uma manhã de sábado (01.12) com calor escaldante, os paulistas Victor Fonseca e Wellida Rodrigues, conquistaram medalha de ouro na prova de critério de ciclismo das Olimpíadas Escolares 2012, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá. Num percurso com voltas de 2,6 km, Victor fez oito voltas em (33min29s) e outra medalhista faturou o titulo com cinco voltas no tempo de (22min34s). Os dois são atletas do Centro de Excelência de ciclismo do Estado de São Paulo, em Americana São Paulo.

-Foi muito emocionante mais ao mesmo tempo muito difícil vencer nesse sol de Cuiabá que é muito mais quente que o nosso Estado, mais valeu muito à pena, na sexta-feira conquistei o bronze e hoje me doei mais ainda para conquistar essa medalha de ouro-, comemorou.

Participante pela primeira vez das Olimpíadas Escolares a ciclista Wellida destacou os treinos intensos e a dedicação fez a diferença. -Posso dizer que estou muito feliz com duas medalhas conquistadas, quero aproveitar e agradecer o apoio recebido da bolsa atleta estadual de São Paulo e me ajuda muito nas competições-, frisou.

O coordenador Manoel Lima explicou o funcionamento da prova, -essa competição é bem intensa, onde são realizadas provas em três baterias, onde os sete melhores de cada bateria se classificam para competir na terceira e última prova, fazendo voltas num percurso de 2,6 km, com o tempo de 30min e mais uma volta final para o masculino e 20min e mais uma volta para o feminino-, explicou.

De Mato Grosso a campeã do ranking brasileiro, Elaine Canela que infelizmente não conseguiu um lugar no pódio ressalta que a competição das olimpíadas possibilita muito mais que competir, -estou tendo a oportunidade de estar nas Olimpíadas um sonho para muitos jovens, que tem a chance de conhecer pessoas de diversos estados, além disso, conhecemos a cultura das regiões e também fazermos amizade-, disse.

-É histórico para o esporte nacional. É um evento muito importante onde se inicia os jovens atletas, e colocar o ciclismo nas Olimpíadas Escolares está sendo muito bom para o crescimento da modalidade-. ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, ao complementar que a vida de um atleta no ciclismo é uma tarefa difícil, porque há muitas nações competitivas no mundo e desde cedo os atletas tem que começar a treinar.

Embaixador do ciclismo das Olimpíadas Escolares, o atleta olímpico Luciano Pagliarini, acompanhou toda a movimentação da competição. -Esse é o terceiro ano consecutivo que eu acompanho essa garotada nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Fico muito orgulhoso de poder estar com eles e passar um pouco do meu conhecimento, hoje mesmo um desses meninos veio me agradecer por umas dicas que passei-, comentou o medalhista de bronze no Rio 2007 que disputou o Tour de France de 2005, principal competição do ciclismo mundial.

Vindo de longe de Pernambuco Raquel Lima, está em Cuiabá para prestigiar o primo que é atleta do ciclismo, Francisco Laurindo do Estado de Pernambuco, -Sabemos que as Olimpíadas Escolares é um dos principais acessos para que nosso prim e torcemos pra que ele seja um futuro atleta nacional por isso estamos aqui para acompanhar esse momento tão importante da vida dele-, finalizou.


Fonte: ADRIANE RANGEL/Assessoria/Seel-MT