EDUCAÇÃO

Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte encerra Seminário de Educação Física do Pantanal

Segunda-feira, 22 de outubro de 2012 | Publicado às 17h17

A A

DIVULGAÇÃO

O Seminário de Educação Física do Pantanal terminou no sábado (20.10) com a conferência do presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), professor doutor Leonardo Alexandre Peyré-Tartaruga. Para os organizadores a segunda edição do seminário foi um sucesso tanto em número de participantes bem como no nível dos palestrantes e apresentação de trabalhos.

Na avaliação do  professor Leonardo Tartaruga o Sefipa é um evento ímpar em nível nacional. -Esse seminário é um evento amplo e irrestrito que trata de diversos temas relacionados ao campo de atuação da Educação Física-, afirmou.

De acordo com o presidente do CBCE a entidade vem realizando diálogos com os organizadores do Sefipa para estabelecer uma parceria na organização do evento, dada a característica do seminário e a sua abrangência.

Neste ano, além de 13 palestrantes renomados e com atuação em diferentes estados brasileiros, também participaram acadêmicos de oito estados da Federação, o que demonstra o crescimento do evento.

Para Leonardo Tartaruga é fundamental discutir a Educação Física de forma multidisciplinar seja no processo de formação como também na produção científica, isso porque os campos de formação e atuação exigem que o profissional tenha uma formação ampliada.

A conferência de encerramento do Sefipa tratou dos processos de locomoção humana de forma multidisciplinar. Com o tema: -Do mito dos Sherpas e Charruas ao paradigma dos mecanismos minimizadores: a locomoção humana como conteúdo multidisciplinar-.

O Seminário do Pantanal é realizado em parceria pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Cáceres e conta com o financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat).

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

O CBCE tem 34 anos de atuação no país, sendo vinculado a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e agrega pesquisadores da área de Educação Física e Esporte que se subdividem em 12 grupos. A cada dois anos, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte realiza o Congresso Nacional que já realizou 17 eventos e realiza também encontros regionais e o Congresso Internacional de Ciências do Esporte.

O principal papel do CBCE é contribuir e delinear as políticas de esporte e Educação Física, tanto que a entidade tem representação no Conselho Nacional de Esporte vinculado ao Ministério do Esporte. -Nós somos a voz da ciência do esporte no Brasil, daí a importância de estudantes e profissionais da área se associarem e discutir as problemáticas da área de modo científico-, diz Alexandre Tartaruga.

Outro papel fundamental do CBCE é a difusão do conhecimento, com a produção científica sobre esporte e educação física.


Fonte: LYGIA LIMA/Assessoria/Unemat