Comunidade pode visitar pulmão inflável a partir desta terça-feira

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012 | Publicado às 17h43

A A

DIVULGAÇÃO

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, o projeto do Pulmão Inflável será colocado em prática a partir desta terça-feira (16.10), no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma das parceiras. A ideia da criação de um pulmão voltado para o debate da realidade dos problemas ambientais e de saúde do Estado surgiu em 2010.

Na ocasião, servidores da Gerência de Educação Ambiental da Seduc participaram, em parceria com a Sociedade de Pneumologia, de campanha nacional de combate e prevenção às doenças que atinge o pulmão. "Na época também tinha um inflável, não com as dimensões atuais de um pulmão, mas o debate era mais voltado para as doenças do aparelho respiratório", disse a superintendente da Gerência, Giselly Gomes.

Para efetivação do pulmão inflável em 2012, a Secretaria buscou parceria com o Ministério Público Estadual (MPE). "Apresentamos o projeto ao MPE que veio somar conosco e tem nos ajudado a financiar boa parte desta ação, no que se refere a construção e a manutenção da infraestrutura inflável. Também contamos com apoio de diversas secretarias de Estado e da UFMT que cedeu o espaço para o evento", afirmou Giselly.

A ampliação do debate relacionado à temática do pulmão humano é uma inovação de Mato Grosso. A superintendente conta que, para além do que foi discutido em 2010, agora o pulmão inflável conterá vídeos, exposições e outras ações que trataram sobre os malefícios oriundos da fumaça das queimadas, tabagismo, a importância da Educação Ambiental e da preservação ambiental, sobretudo das áreas de Conservação e Proteção Permanente (APPs).


Fonte: VOLNEY ALBANO/Assessoria/Seduc-MT