CULTURA E TURISMO

Exposiçoes Exílios e 1000 mulheres pela paz ao redor do mundo encerram dia 10

Sexta-feira, 05 de outubro de 2012 | Publicado às 18h12

Dia 10 de outubro é a última oportunidade para a população visitar as exposições “Exílios”, da artista carioca Paula Trope, e 1000 mulheres pela paz ao redor do mundo, no Pavilhão das Artes, em Cuiabá.

A A

Dia 10 de outubro é a última oportunidade para a população visitar as exposições -Exílios-, da artista carioca Paula Trope, e -1000 mulheres pela paz ao redor do mundo-, no Pavilhão das Artes, em Cuiabá.  As mostras têm entrada gratuita e contam com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), como forma de fomentar o intercâmbio cultural de Mato Grosso com os demais estados brasileiros.

-Exílios- faz parte do projeto -Relicários - Revendo Brasis- desenvolvido pela artista de forma experimental e agrega a câmera escura, fotografia e vídeo, com objetivo de lançar um olhar de natureza poética sobre a invenção do Brasil. A exposição é composta de uma série de depoimentos de pessoas de Londrina (PR) e também de municípios mato-grossenses.

A exposição -1000 mulheres pela paz ao redor do mundo- é composta por rostos, fotos e fatos, com a intenção de relatar, através das fotografias, lutas contra a violência, discriminação, opressão e a miséria. A proposta surgiu em pela associação sueca -Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo-, com o apoio da Unesco, que concorreu ao Prêmio Nobel da Paz, por meio da indicação de 1000 mulheres de 150 países.

Neste ano, mais de 300 mulheres foram indicadas por pessoas e organizações do país e foram escolhidos apenas 52 nomes, notáveis pelas suas lutas e trabalhos nos quilombos, nas aldeias, no campo, em vilarejos, cidades e megalópoles. Ao difundir as imagens dessas mulheres, a exposição quer deixá-las fixadas não apenas como -memória-, mas como estímulo, efeito multiplicador do que já se fez e do muito que se há de fazer em todo o mundo, por essas e por milhões de tantas outras mulheres que lutam pela paz, cujo exercício se dá no cotidiano.

As mostras ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 13 às 19h.

 


Fonte: JÉSSICA BRITTO/Especial para SEC-MT