SEGURANÇA PÚBLICA

Projetos da Segurança Pública são apresentados aos alunos da Escola de Comando-Maior do Exército Brasileiro

Terça-feira, 18 de setembro de 2012 | Publicado às 19h47

A A

Davi Couto Valle/Secom-MT

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ministrou nesta segunda-feira (17.09), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, uma palestra sobre o desenvolvimento da Segurança Pública em Mato Grosso para os 30 oficiais da Escola de Comando-Maior do Exército Brasileiro do Rio de Janeiro, que vieram a Mato Grosso com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o Centro-Oeste brasileiro.

Na palestra, o secretário apresentou o Plano Estadual de Segurança Pública que visa combater os problemas prioritários de segurança e destacou que o documento foi elaborado por meio da pesquisa de vitimização realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com a população mato-grossense. De acordo com o secretário, a pesquisa revelou que  crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, exploração sexual, furto e os crimes ambientais, são os problemas mais pontuais.

Diógenes Curado falou ainda sobre o Plano de Enfrentamento às Drogas, que foi lançado pelo Governo do Estado em 2011, com o objetivo de promover a prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários e repressão ao comércio de entorpecentes. Outro projeto apresentado pelo secretário foi a Compatibilidade de Área, que visa criar uma Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil onde existe um Comando Regional da Polícia Militar. Segundo o secretário a meta do projeto é reduzir os crimes de homicídio, latrocínio, roubo e furto em Mato Grosso.

Durante a palestra Curado ressaltou a importância da inteligência policial no combate à criminalidade e apresentou o projeto de Interiorização da Inteligência Policial que vai implantar escritórios de inteligência, chamados de Centro de Comando e Controle (C3i), em regiões estratégicas do Estado. O local vai abrigar o Ciosp e dois tipos de inteligência: estratégica e policial. O primeiro C3i já está em funcionamento no município de Cáceres.

A Segurança Pública na Copa do Mundo de 2014 foi outro assunto abordado pelo secretário. Foi apresentado os projetos de criação do Centro de Comando e Controle (C3i) em Cuiabá e a aquisição de uma aeronave modelo Caravan para o transporte de tropa. Curado lembrou que a aeronave também vai contribuir para as operações de assalto a banco e tráfico de drogas.

O secretário falou ainda sobre a Política de Segurança na Fronteira e lembrou que recentemente Mato Grosso assinou um convênio com o Ministério da Justiça que vai destinar R$ 13.006.838,70 para ações de enfrentamento à criminalidade na fronteira. Curado mencionou também a criação do Plano Estadual de Segurança Pública na Fronteira, que prevê ações integradas entre as forças de segurança Estadual e Federal, em 28 municípios que formam a região de fronteira no Estado, visando a redução dos índices de criminalidade na faixa de fronteira.


Fonte: LUZIA ARAÚJO/Assessoria/Sesp-MT