CULTURA E TURISMOExposição 1000 mulheres pela paz ao redor do mundo vem a Mato GrossoQuinta-feira, 13 de setembro de 2012 | Publicado às 20h29A exposição nacional 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, evento nacional que já percorreu várias capitais do país, começa em Cuiabá, no próximo dia 26 de setembro
A exposição nacional “1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo”, evento nacional que já percorreu várias capitais do país, começa em Cuiabá, no próximo dia 26 de setembro e vai até dia 20 de outubro. Na abertura, que acontece no Salão Nobre do Pavilhão das Artes, localizado no segundo andar do Palácio da Instrução, haverá painel com a presença de lideranças e autoridades locais e lançamento do livro “Brasileiras Guerreiras da Paz”. O painel focará sobre o histórico da indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2005 e sobre a importância de se trabalhar com mulheres e homens para avançar na luta contra a violência doméstica. A exposição será gratuita. Antes disso, nesta sexta-feira o Palácio da Instrução será palco, às 14h, de reunião do projeto “Redefinindo Paz - Violência Doméstica: construção de metodologia de educação popular feminista específica para trabalhar com mulheres e homens”. A ideia é efetivar parceria local, além de discutir a agenda e a metodologia das atividades. Conforme os organizadores, essas parcerias locais são de fundamental importância para a viabilização das atividades do projeto, que estão previstas para acontecer entre os dias 26 e 28 de setembro.
De acordo com a organização, as atividades serão planejadas conjuntamente, de acordo com premissas básicas da metodologia de educação popular feminista e respeitando-se as características da realidade local. Sendo outra atividade, além da exposição, uma Oficina de educação popular feminista sobre violência doméstica interconectada ao conceito ampliado de paz (Resolução 1325 da ONU) e ao de Masculinidades. A oficina terá a participação de 50 pessoas de ambos os sexos de qualquer idade. Os participantes devem ser lideranças efetivas ou potenciais de ONGs e da rede de serviços contra a violência à mulher. A oficina será realizada nos dias 27 e 28, das 9h às 17h30, no próprio Palácio da Instrução. Apoio O projeto “Redefinindo Paz” tem o apoio da Associação Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo (Suíça), EED (Alemanha), Fundação Avina, Instituto Avon, Vital Voices, NNEDV e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras. As parcerias nacionais são: Rede Mulher de Educação, Instituto Promundo, União de Mulheres de São Paulo e Geledés Instituto da Mulher Negra e Governo do Estado de Mato Grosso.
Fonte: ADRIANA NASCIMENTO - Assessoria/SEC-MT |