COPA 2014

Abertas inscrições para programa de voluntariado para a Copa do Mundo

Segunda-feira, 27 de agosto de 2012 | Publicado às 16h32

A A

Secom/MT

Quem nunca sonhou conhecer de perto um grande jogador de futebol? Quem sabe o craque brasileiro Neymar, o astro argentino Lionel Messi ou o goleador português Cristiano Ronaldo. Imagine a oportunidade de participar ativamente do maior evento esportivo do planeta, escrevendo seu nome na história de Cuiabá e do Brasil, mostrando a receptividade e a capacidade de organização da cidade-sede e do País.

Para começar a buscar essa realização, estão abertas as inscrições para se tornar voluntário da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e da Copa das Confederações. Através de um simples cadastro no site da Fifa, qualquer cidadão poderá fazer parte da maior festa do futebol mundial, desde que seja maior de idade na época dos eventos. Idosos e portadores de necessidades especiais também podem participar do programa da Fifa.

"Conheci muitos atletas, o nadador brasileiro César Cielo, o boxeador Acelino Popó, entre outros atletas nacionais e estrangeiros, porém o mais importante foi vivenciar a confraternização de povos e ajudar os estrangeiros com muito prazer e responsabilidade. Fiz história junto com o povo brasileiro em 2007". O depoimento é do advogado Hernán Gutierrez, 45 anos, um mato-grossense que atuou como voluntário nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

Cuiabano e intérprete da Língua Espanhola, o advogado disse que o conhecimento e o legado recebido durante os jogos foram uma experiência única de vida. "Fui incumbido da responsabilidade de orientar um membro do Comitê Olímpico Internacional e durante 30 dias auxiliei e demonstrei que o povo brasileiro é capaz de organizar um grande evento. Tenho certeza que Cuiabá e o Brasil farão uma grande organização, mostrando nossa receptividade, solidariedade e orgulho pela nossa terra", comentou Gutierrez.

Programa de Voluntariado Fifa

No lançamento do programa de voluntariado estiveram presentes, representando a Secopa, o secretário adjunto de Projetos Especiais, Darci Lovato, e a assessora especial Melissa Catalano. Na apresentação do projeto, os representantes da entidade máxima do futebol classificaram como essencial que o voluntário que queira participar dessa grande festa esteja com disposição de bem representar o País ajudando a organizar a Copa do Mundo.

Para Hernan Gutierrez, esse é mesmo o sentimento que deve prevalecer entre os voluntários durante os 20 dias previstos de trabalho. "Fui para o Rio de Janeiro ser voluntario, sabia da responsabilidade no ato da inscrição. Quem for participar da festa tem que receber os turistas estrangeiros com segurança e fraternidade", finalizou.

Atual membro do Comitê Organizador Local (COL), o ex-craque Ronaldo Nazário destacou a importância dos brasileiros se envolverem no programa de voluntários. "É uma missão muito importante para o sucesso da Copa do Mundo no Brasil. Esse sucesso só vai acontecer se houver a participação das pessoas. Nós vamos fazer não apenas a melhor Copa do Mundo, mas também o melhor projeto de voluntariado de todos os tempos. Queremos a participação de todos", garantiu Ronaldo.

Inscrições

Para se tornar um candidato, o voluntario deverá ter 18 anos ou mais, até três meses antes da Copa das Confederações da Fifa e/ou da Copa do Mundo da Fifa, e possuir disponibilidade de 20 dias corridos. (clique aqui para se inscrever)

No ato da inscrição no site da entidade, será possível escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar: sorteio da Copa das Confederações da Fifa, marcado para dezembro deste ano em São Paulo, Copa das Confederações da Fifa, em junho de 2013, sorteio da Copa do Mundo da Fifa, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe, e a Copa do Mundo da Fifa, que ocorrerá em junho e julho de 2014. O processo seletivo ocorre simultaneamente para os quatro eventos.

Os voluntários trabalharão nos estádios e em outros locais oficiais da Copa das Confederações da Fifa e da Copa do Mundo da Fifa, em áreas como serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras.

Nas primeiras 24 horas, o Programa de Voluntários da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014 recebeu 37 mil inscrições de 69 países.

Além da capacitação a ser realizada pela Fifa, o governo de Mato Grosso pretende lançar até o final de 2012 um programa de ações complementares. De acordo com o secretário extraordinário da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Maurício Guimarães, o Estado pretende reforçar o atendimento aos turistas em pontos estratégicos de Cuiabá, cidades turísticas, festas culturais e hotéis da capital mato-grossense.  


Fonte: DIOGO CARVALHO - Secopa/MT