SEGURANÇA PÚBLICA

Projetos sociais da Sesp serão expostos na Tenda da Cidadania em Cuiabá

Quarta-feira, 18 de julho de 2012 | Publicado às 19h55

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é um dos parceiros na Tenda da Cidadania, que vai oferecer diversos serviços e apresentar projetos e ações voltadas aos Direitos Humanos em Mato Grosso.

A A

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é um dos parceiros na Tenda da Cidadania, que vai oferecer diversos serviços e apresentar projetos e ações voltadas aos Direitos Humanos em Mato Grosso. A Tenda da Cidadania faz parte da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, que será realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), nesta quarta e quinta-feira (18 e 19.07), em Cuiabá.

O evento contará com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, na abertura dos trabalhos. A cerimônia terá início nesta quarta-feira (18.07), às 10h, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás.

A Tenda da Cidadania será montada na Praça Alencastro e estará aberta para visitação das 14h às 20h. O público que visitar o local poderá conhecer um pouco mais sobre os projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública para resgatar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade. Estarão expostos os projetos Bombeiros do Futuro, Rede Cidadã, De Cara Limpa Contra às Drogas, Salvando Vidas, PM Júnior, Agente Ambiental Mirim, Mão Amiga, Quatro Estações e o Projeto Sorriso, que vai informar sobre saúde bucal e realizar atendimentos odontológicos para a população que visitar o local, o "Escovódromo".

A comunidade ainda poderá confeccionar Boletim de Ocorrência e Carteira de Identidade através da Base Móvel de Segurança e da Politec. Ao mesmo tempo, o coreto da Praça Alencastro será palco de diversas apresentações culturais dos projetos sociais da Sesp. Os alunos do curso de violão, do Rede Cidadã, irão animar os visitantes com repertório de músicas de maiores sucessos. Também irão se apresentar a Banda de Música da Polícia Militar e os alunos do Projeto Meninos do Boxe, desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil.

PROGRAMAÇÃO

Ainda no período da tarde desta quarta-feira, às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, na avenida Mato Grosso, haverá a abertura da exposição "A verdade da Repressão. A Memória da Resistência", organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). No mesmo local, das 17h às 20h será lançado o livro "Retrato da Repressão Política no Campo" e debate sobre o tema "Memória e Verdade". Esse evento também é organizado pela SDH/PR.

Outra atração do evento são as Oficinas Temáticas. Elas serão realizadas na quarta-feira (18.07), das 14h às 17h, e na quinta-feira (19.07), das 8h às 18h, na Escola Estadual Presidente Médici. Constam no evento 18 temas ligados aos Direitos Humanos.

Nas Oficinas Temáticas de quarta-feira serão debatidos o Trabalho Escravo e campanha contra os agrotóxicos, projeto Viver Sem Limites, Enfrentamento à Exploração Sexual, construção de Políticas Públicas das Pessoas Idosas, Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).

Na quinta-feira (19.07), as Oficinas Temáticas prosseguem com os temas Diversidade Religiosa, Plano de Enfrentamento à Tortura, Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), Polícia Comunitária, Redes de Atendimento do Disque 100, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Haverá reunião dos Conselheiros Estaduais das Pessoas com Deficiência, palestras sobre Acessibilidade, BPC na Escola e ainda reunião com a rede de parceiros e o Centro de Referência em Direitos Humanos. Essa reunião contará com Roda de Conversa sobre os temas Trabalho Escravo, LGBT, Idoso, Educação em Direitos Humanos, Registro Civil de Nascimento, Diversidade Religiosa, Tortura, População em situação de Rua, Proteção a Testemunhas e Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

As atividades serão encerradas com a audiência pública sobre Ouvidoria Itinerante. Uma comitiva integrada por 25 profissionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanhará as atividades.

Conforme o secretário Paulo Lessa, titular da Sejudh, a realização da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, em Mato Grosso, será o evento de maior representatividade do segmento já realizado no Estado.

 


Fonte: LUZIA ARAÚJO Assessoria/Sesp-MT