EDUCAÇÃO

Acadêmicos indígenas defendem monografias em Barra do Bugres

Quinta-feira, 12 de julho de 2012 | Publicado às 18h54

Acadêmicos indígenas apresentam monografia

A A

Começaram nessa quarta-feira (11.07) julho e seguem nesta quinta-feira (12.07) as defesas dos trabalhos de conclusão de curso dos 33 acadêmicos da Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A colação de grau dos acadêmicos em três cursos específicos e diferenciados ocorre nesta sexta-feira (13.07), a partir das 9h, em Barra do Bugres.

Os alunos indígenas são oriundos de 11 etnias diferentes de Mato Grosso e a maioria já atua como professores em suas aldeias. Para a realização dos trabalhos de pesquisa, os estudantes apresentaram as propostas às suas comunidades que contribuíram no processo que registra as práticas e conhecimentos empíricos e tradicionais.

Os trabalhos que são apresentados diante das bancas são dos alunos dos três cursos: Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Línguas, Artes e Literatura. Entre os temas discutidos há temas como medicina tradicional, plantas nativas, armadilhas e instrumentos de caça e pesca tradicionais, registro de festas e rituais, mitos e histórias dos diferentes povos.

Dos 40 acadêmicos que ingressaram na Faculdade Indígena em 2008, 33 irão receber os diplomas nesta sexta-feira, isso porque dois alunos faleceram durante este período, registrando uma evasão considerada baixa em cursos de graduação.

O projeto de formação específico e diferenciado para indígenas oferecido pela Unemat é um projeto pioneiro na América Latina e já formou outras duas turmas, em 2006 e 2009 totalizando 276 índios graduados e 94 com pós-graduação.

Outras duas turmas de graduação estão em andamento com 50 acadêmicos cada estão em formação em quatro cursos: Licenciaturas em Artes, Linguas e Literatura; Ciências Sociais; Ciências da Natureza e Matemática e Pedagogia Intercultural.

 


Fonte: LYGIA LIMA Assessoria/Unemat