Com 43% dos serviços concluídos, a construção da Arena Pantanal segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com bom avanço na edificação da superestrutura. Setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos. Em fevereiro foi iniciada a montagem das estruturas metálicas no setor norte do estádio. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas. Em torno de 650 pessoas estão envolvidas na construção do novo Verdão.
A Arena investe na sustentabilidade social, abrigando reeducandos e trabalhadores egressos do trabalho escravo que tem carteira assinada, alojamento, alimentação, alfabetização e capacitação.
VLT Com 43% dos serviços concluídos, a construção da Arena Pantanal segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com bom avanço na edificação da superestrutura. Setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos. Em fevereiro foi iniciada a montagem das estruturas metálicas no setor norte do estádio. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas. Em torno de 650 pessoas estão envolvidas na construção do novo Verdão. A Arena investe na sustentabilidade social, abrigando reeducandos e trabalhadores egressos do trabalho escravo que tem carteira assinada, alojamento, alimentação, alfabetização e capacitação.
Com 43% dos serviços concluídos, a construção da Arena Pantanal segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com bom avanço na edificação da superestrutura. Setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos. Em fevereiro foi iniciada a montagem das estruturas metálicas no setor norte do estádio. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas. Em torno de 650 pessoas estão envolvidas na construção do novo Verdão. A Arena investe na sustentabilidade social, abrigando reeducandos e trabalhadores egressos do trabalho escravo que tem carteira assinada, alojamento, alimentação, alfabetização e capacitação.
No próximo dia 23 serão abertas as propostas das empresas e consórcios interessados na implantação do novo modal. Serão aproximadamente 23 Km de extensão, ligando a região do CPA ao aeroporto, e o Coxipó da Ponte ao centro de Cuiabá. Investimento previsto: R$ 1,2 bilhão (empréstimo através da Caixa Econômica Federal e BNDES).
Esse montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sido aprovados serão redirecionados para o VLT. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal (com recursos do BNDES).
O valor efetivo do investimento no modal, que vai propiciar transporte de qualidade à população nas próximas décadas, só será conhecido mediante a licitação via RDC (Regime Diferenciado de Contratação). O início das obras está previsto para este semestre.
Corredor Mário Andreazza
A duplicação da ponte Mário Andreazza está com 90% dos serviços concluídos. É a primeira grande intervenção de mobilidade urbana da Grande Cuiabá, prevista para ser entregue em maio. Com a duplicação, a nova ponte terá 228 metros de cumprimento e 11 metros de largura.
Em outubro foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia Mário Andreazza, da Miguel Sutil até o Trevo do Lagarto, num total de 9,4 km. Até março foram executados 20% das obras de duplicação. O corredor Mário Andreazza é uma das mais importantes rotas de integração entre Cuiabá, Várzea Grande e a região Norte e Noroeste do Estado. É também uma via que facilita o acesso do Aeroporto Marechal Rondon à Arena Pantanal.
Estrada da Guarita
Nessa segunda-feira (02.04) o governador deu a ordem de serviço para a duplicação e o canteiro de obras começou a ser formado. A obra vai interligar a região central de Várzea Grande à localidade de Passagem da Conceição, importante ponto turístico da cidade. A duplicação facilitará a ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal, contribuindo para desafogar a Av. da FEB e criando uma alternativa de tráfego para o caso de uma interdição daquela avenida.
Também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal será de 2,7 quilômetros, atendendo exigência da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e a Arena.
O prazo para execução dos serviços será de 300 dias corridos. Neste trecho também está sendo executada a construção, duplicação e reforço de ponte de concreto sobre o rio Pari com 56,00 e 54,55m de extensão, localizadas nos bairros Guarita I e II.
Aeroporto Marechal Rondon
Em novembro passado foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros, precedendo a ampliação do aeroporto visando a Copa do Mundo. Até 2013 todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano e deverá custar R$ 87,5 milhões.
Em fevereiro foi realizada a abertura das propostas para a construção do novo prédio administrativo e demolição de edificações para a grande reforma e ampliação do Terminal de Passageiros. O projeto definitivo já foi entregue no dia 27 de março.
Travessia Urbana
As obras de Travessia Urbana serão realizadas com recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões. Serão construídos viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB.
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial do Estado do dia 06 de fevereiro a homologação da concorrência para construção de três trincheiras na Av. Miguel Sutil. São três lotes: Jurumirim, Santa Rosa e Verdão.
O Consórcio Sobelltar-Secopa construirá a trincheira da Jurumirim que terá 915 metros de extensão, além de incluir melhorias no trecho entre a Rua Bela Vista (B. Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, somando 2,4 Km.
A Ster Engenharia venceu a licitação para o terceiro lote, que inclui a construção da trincheira do Santa Rosa, com 520 metros de extensão e melhorias no trecho de 2,48 Km entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha.
A Ster Engenharia também vai construir a trincheira do Verdão, com 460 metros de extensão, e as adequações no trecho compreendido entre a Rua Gal. Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 km.
Desbloqueio
A Secopa também realiza obras de desbloqueio para criar alternativas de trânsito durante a execução das grandes obras de mobilidade urbana, como o VLT. Estão em andamento a duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques, prolongamento da Av. Jurumirim e construção da ponte sobre o córrego Gumitá (praticamente concluída). O primeiro trecho da pavimentação da Mário Palma também está finalizado.
Campos Oficiais de Treinamento (COT) - Serão construídos três COTs. Em Várzea Grande, os projetos básico e executivo do COT da Barra do Pari estão concluídos e o edital de licitação deve ser publicado nas próximas semanas. O local terá capacidade para cinco mil torcedores; O COT-CPA, em fase de elaboração dos projetos, terá capacidade para 1.600 torcedores e também será utilizado como Centro de Ensino e Treinamento do Corpo de Bombeiros; O COT-UFMT avança na montagem dos projetos será um importante legado para a maior universidade de Mato Grosso.
Via Verde
Está aberto o processo licitatório para contratação dos projetos básicos e executivos para implantação da Via Verde, avenida que facilitará a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. O aviso do Pregão Presencial nº 006/2012 foi publicado no Diário Oficial do Estado de 23 de março. A sessão do pregão está agendada para o próximo dia 12.
A implantação da nova avenida inclui uma série de intervenções divididas em três trechos e duas obras de artes especiais, ligando o entroncamento da Barão de Melgaço até a Rodovia Helder Cândia. A nova via terá ainda um viaduto de 350 metros em concreto armado sobre a avenida Cyríaco Cândia e uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.
A duplicação do primeiro trecho da Rodovia Emamuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada, já foi concluído pela Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu/MT). O segundo trecho começa a ser duplicado neste mês. A cidade de Chapada fica a 60 km da Capital e é um importante ponto turístico de Mato Grosso.
Rodovia Cuiabá - Santo Antônio de Leverger
A duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, está em andamento e será importante para facilitar o acesso ao município, muito visitado por quem gosta de uma boa pescaria no Rio Cuiabá.
Segurança na Copa 2014
A Secopa já iniciou a elaboração do Plano Master de Segurança para Copa do Mundo de 2014, que deve ser finalizado até julho de 2012. Entre as ações, já definidas, estão a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de Apoio ao Turista e Proteção às Marcas, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias. O foco é organizar a segurança da Copa com a integração e cooperação de todos os órgãos de segurança pública (estadual, municipal e federal), deixando uma legado para o Estado no pós-copa.
Copa em Ação
É um programa do Governo do Estado voltado para a qualificação e inserção da mão de obra no mercado de trabalho, na geração de emprego e renda, com incentivo ao empreendedorismo por meio do microcrédito. O objetivo é formar cerca de 10 mil profissionais. O investimento do projeto é de R$ 10 milhões de reais, com foco nas áreas de serviço, construção civil e turismo. Em janeiro de 2012, o governo iniciou o segundo ano do programa.
Copa Verde
Lançado em junho do ano passado, o programa "Copa Verde" irá compensar a neutralização de gases poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal. Nos próximos três anos serão repassados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, que são formadores do Pantanal.
Em parceria com o Instituto Ação Verde serão recuperados cerca de mil hectares de áreas de preservação permanentes (APPs) com o plantio de 1,4 milhão de árvores. Em média, cada árvore plantada sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.
Trilogia do Pantanal
Anunciado em setembro deste ano, o projeto "Trilogia do Pantanal divulgará a maior planície alagável do mundo em mais de 160 países por meio de um documentário que será exibido em três episódios (Terra, Água e Ar) pelo canal National Geographic. A previsão é que a trilogia seja exibida a partir de 2012, atraindo a atenção de turistas nos quatro cantos do planeta. As filmagens se estenderão até abril de 2012.
Pintando a Copa
O projeto visa estimular a produção de desenhos e pinturas relacionadas à Copa do Mundo, abrangendo um universo de cerca de 98 mil alunos de Ensino Fundamental da rede pública em Cuiabá e Várzea Grande. O projeto está dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última destinada às escolas. Para os melhores desenhos e projetos, o governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD e câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria. Para a escola o prêmio será um notebook e um projetor multimídia.
Rede Hoteleira
O setor hoteleiro deve crescer 30% até a Copa de 2014. Estão previstas a construção e a ampliação de catorze novos hotéis, o que significa a construção de mais 1.410 apartamentos e 3.644 leitos, totalizando investimentos em torno de R$ 250 milhões. Até 2014 os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Jaciara, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço terão 240 locais receptivos de turistas, entre chalés, hotéis e pousadas, 8.962 apartamentos e 22.084 leitos aptos a receber as delegações estrangeiras, turistas e visitantes.
Edson Rodrigues/Secopa Ponte Mário Andreazza em 19 março 2012