AÇÃO SOCIAL

Mutirão Rural da Cidadania realiza mais de 210 mil atendimentos este ano

Quarta-feira, 04 de julho de 2012 | Publicado às 18h27

A A

O Governo de Mato Grosso vem se destacando nas ações de promoção à cidadania, por meio de projetos que prestam atendimento à população dos 141 municípios do Estado. Este é o caso do Mutirão Rural da Cidadania que atendeu mais de 210 mil pessoas no primeiro semestre deste ano.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visa levar serviços como a confecção de documentos - entre eles registro civil de nascimento, identidade, CPF, carteira de trabalho - e, além disto, oferecer orientação para direitos do consumidor, educação no trânsito, seguro-desemprego, entre outras temáticas.

A emissão de documentos é um dos carros-chefes do Mutirão Rural da Cidadania. O governo do Estado tem grande interesse em continuar o combate ao sub-registro civil de nascimento e permanecer na faixa de erradicação do problema. Neste quesito, o Mutirão Rural da Cidadania tem obtido êxito, já que foram contabilizados mais de 3 mil atendimentos para a confecção de certidões de nascimento nas 57 comunidades visitadas pelo programa.

Atualmente, o Mutirão da Cidadania tem como foco principal o atendimento às comunidades rurais de todo o Estado. Dessa forma, a parceria formada com Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) tem se mostrado bastante eficiente para oferecer, por exemplo, serviços especiais como o do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), uma espécie de financiamento para incentivo de pequenos produtores.

Durante o primeiro semestre do ano, a caravana passou pelas regiões do Vale do Rio Cuiabá, do Norte, Oeste e parte da região do Araguaia. Um dos serviços que foi destaque pela grande procura é o do programa Inclusão Digital, que registrou 5.418 atendimentos. A iniciativa já é conhecida por oferecer um espaço dotado de infraestrutura, com computadores e acesso à internet gratuitamente para a população. Agora tem se destacado por promover a inclusão digital de famílias que vivem nas áreas rurais.

A expectativa para este mês é de que o Mutirão Rural da Cidadania visite 14 municípios da região Sul de Mato Grosso, entre eles Alto Taquari, Alto Araguaia, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Pedra Preta, Rondonópolis, Itiquira, Tesouro, Guiratinga, São José do Povo, Juscimeira, Dom Aquino e Jaciara.

Para a superintendente de Cidadania da Setas-MT, Elzira Batista de Jesus, o Mutirão Rural da Cidadania é uma das ações que tem contribuído de forma significativa na melhora da qualidade de vida da população mato-grossense.

“Levar serviços que auxiliam no bem-estar da população de regiões mais afastadas é de fundamental importância para propiciar uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores rurais. O Governo sabe da importância das pessoas que fazem de Mato Grosso um dos Estados com o maior potencial agrícola do país e por isso se compromete em programas e ações que possam beneficiá-las”, afirma Elzira.


Fonte: JULIA OVIEDO-ASSESSORIA/SETAS-MT