CULTURA E TURISMO

MinC homologa tombamento de Cáceres.

Quarta-feira, 27 de junho de 2012 | Publicado às 21h48

A A

Brasília – O conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da cidade de Cáceres (MT) foi homologado como patrimônio cultural brasileiro, através da portaria Nº 85 publicada pelo Ministério da Cultura na edição do dia 26 de junho, do Diário Oficial da União (DOU, Seção 1, pg. 23).

A cidade está localizada há cerca de 225 km a oeste da capital Cuiabá, na fronteira com a Bolívia. A aprovação como patrimônio cultural foi realizada pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em dezembro de 2010.

No processo de tombamento foram destacados os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos de Cáceres. Desde sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas e sua ligação com a então capitania de São Paulo, por meio do rio Paraguai.

O município é, ainda, testemunho vivo do intercâmbio entre os processos naturais e sociais, em que o Rio Paraguai se destaca na configuração do sítio urbano e como principal elemento que marca e interage com a paisagem urbana.


Fonte: MARCOS AGOSTINHO-ASSESSORIA/MINC