GERAL

Papel dos diretores na conduta disciplinar dos servidores da educação é discutido em palestra organizada pela AGE

Quarta-feira, 27 de junho de 2012 | Publicado às 20h09

Destacar o papel do diretor como elemento fundamental para a melhoria da conduta funcional de servidores públicos em unidades escolares. É com este objetivo que a Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Secretaria Adjunta de Corregedoria.

A A

Destacar o papel do diretor como elemento fundamental para a melhoria da conduta funcional de servidores públicos em unidades escolares. É com este objetivo que a Auditoria Geral do Estado (AGE), por meio da Secretaria Adjunta de Corregedoria, em conjunto com Coordenadoria de Correição Administrativa Disciplinar da Secretaria de Educação (CPAD/Seduc), está ministrando a palestra “Sistema de Controle Disciplinar: o que você tem a ver com ele” no Encontro de Diretores Escolares, biênio 2012/2013.

De acordo com a secretária-adjunta de Corregedoria, Cristiane Souza, muitas das faltas disciplinares que resultam em abertura de processos administrativos, com consequente penalização do agente público, podem ser evitadas com uma atuação mais firme e efetiva por parte dos chefes imediatos. Neste rol estão questões como a assiduidade e comprometimento do servidor, sua conduta social fora e dentro da administração e o zelo e cuidado com o patrimônio público.

Trata-se, por exemplo, das faltas injustificadas ao trabalho, dos atrasos ao serviço, do comportamento inadequado e da má utilização de bens públicos, para citar alguns casos, que podem resultar na demissão do servidor. Uma cobrança por parte do chefe quando da primeira ocorrência, além de diminuir uma eventual reincidência do agente na falha cometida, serve também de alerta e orientação aos demais servidores públicos que desempenham suas funções no mesmo ambiente de trabalho.

Conforme frisou Cristiane, a iniciativa de promover palestras sobre estes assuntos partiu da necessidade de atuar a prevenção junto aos gestores e servidores. “Os temas surgiram de um diagnóstico realizado por nós no qual foi possível detectar as infrações que podem ser facilmente evitadas apenas com uma atuação mais firme e presente do chefe imediato”, afirmou. Neste contexto, acrescentou ela, o evento de diretores realizado pela Seduc foi uma ótima oportunidade para discorrer sobre o assunto.

A secretária-adjunta da AGE também pontuou quanto ao fator econômico do fato. Segundo ela, a instauração e desenvolvimento de procedimentos administrativos é uma atividade onerosa ao Estado e envolve o dispêndio de mão de obra qualificada, tempo e recursos. Neste sentido, evitar sua implementação pelos órgãos de corregedoria e de conduta disciplinar por meio de ações educativas resulta em maior eficiência administrativa, bem como no aperfeiçoamento da gestão pública.

ENCONTRO DE DIRETORES

O Encontro de Diretores Escolares, biênio 2012/2013, está sendo promovido pela Secretaria de Educação no Hotel Fazenda Mato Grosso. Mais de 700 diretores de unidades escolares de todo o Estado estão assistindo a palestras e oficinas nas mais diversas áreas, como prestação de contas, gestão escolar, aspectos pedagógicos e também critérios relacionados com a conduta funcional e ética dos servidores. Conforme o cronograma elaborado, todos os participantes assistirão a todas as palestras e oficinas. O evento teve início no começo da semana e se encerra nesta quinta-feira (28.06).


Fonte: ZEQUIAS NOBRE - Assessoria/AGE-MT