SAÚDE

Cermac oferece capacitação em DST/AIDS a municípios do interior de MT

Quarta-feira, 20 de junho de 2012 | Publicado às 19h08

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), oferece capacitação aos profissionais de saúde dos municípios de Juara, Primavera do Leste.

A A

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), oferece capacitação aos profissionais de saúde dos municípios de Juara, Primavera do Leste, Confresa e para os servidores do Cermac, que trabalham com os serviços de assistência especializados em testagem e acolhimento em HIV/AIDS e hepatites virais. A Capacitação será realizada no período de 18 a 22 de março na sede do Cermac, com carga horária de 40 horas. Ao todo serão capacitados 17 profissionais dos municípios.

Segundo a diretora do Cermac, Cresa Moreira Pinto, a capacitação faz parte da política de descentralização da saúde do Estado, que permitirá aos profissionais de saúde dos municípios a construção de novos conhecimentos no contexto dessas doenças e implantação dos serviços no próprio município para o atendimento de sua área de abrangência. “A AIDS e as hepatites virais são doenças crônicas que necessitam de cuidados intensos e prolongados, por isso é importante a capacitação dos profissionais envolvidos com esses cuidados. O conteúdo ofertado, além das informações cientificas sobre esses agravos, terão orientações dos protocolos e normatizações preconizados pelo Departamento Nacional de DST/AIDS/Hepatites Virais”, disse a Diretora.

Cresa Moreira explica ainda que, tanto para o tratamento clínico como para a assistência farmacêutica dessas doenças, é necessário que seguir os protocolos do Ministério da Saúde (MS), sendo os medicamentos ofertados única e exclusivamente pela Saúde Pública. “O serviço nas regiões de abrangência dos municípios vão possibilitar o acesso aos serviços de diagnóstico precoce e no início do tratamento, para as pessoas que vivem com essa condição de adoecimento, ampliando os potenciais de cuidados ofertados dentro de práticas inovadoras e efetivas no tratamento. Assim, com a realização da capacitação de serviços de uma assistência especializada, acreditamos que seja possível minimizar as dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS, onde eles terão atendimento mais próximo de sua residência”, disse ela.

O público alvo da capacitação são os profissionais que compõem a equipe de saúde que presta assistência clínica e ambulatorial as PVHA/Hepatites Virais e os profissionais que atuam no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

Outro objetivo da capacitação é dar informações aos profissionais sobre a utilização do sistema de informação da vigilância epidemiológica na notificação das doenças. Os profissionais vão aprender a entrar nos programas do Sistema de Agravo de Notificação (SINAN), no sistema de Acompanhamento de Pacientes (SAP) e no sistema SI-CTA, além de conhecer as questões jurídicas e de ética profissional, as de estratégicas de redução de danos e saúde preventiva.

DADOS: Em 2011, foram notificados 662 casos de AIDS, entre homens, mulheres, gestantes e crianças. Desses números, a notificação em adultos foi de 550, crianças 4 e casos de gestantes com HIV 111.

Do total de casos notificados no ano de 2011, Cuiabá diagnosticou 208 casos, Rondonópolis 107, Várzea Grande 6, Sinop 89, Tangará da Serra 39, Cáceres 28, Barra do Garças 15, Sorriso 22. Os demais municípios com notificação foram: Alta Floresta com 1 caso, Campo Novo do Parecis 1, Campos de Julio 1, Canarana 5, Chapadados Guimarães 1, Confresa 15, Gurantã do Norte 3, Juara 2, Juína 2, Nova Mutum 1, Pontes de Lacerda 3 e Tapurah 1.

Dados do Sinan apontam que de uma série histórica, do ano de 1984 até 2010, Mato Grosso apresentou registro de 6.937 casos de AIDS, sendo 6.729 casos em adultos (3.973 no sexo masculino e 2.756 no sexo feminino). Em menores de 13 anos, foram notificados 208 casos.


Fonte: ANDERSON ACENDINO-ASSESSORIA/SES-MT