SEGURANÇA PÚBLICA

Sejudh inaugura obras na cadeia de Juara e realiza visita técnica em Porto dos Gaúchos

Quarta-feira, 13 de junho de 2012 | Publicado às 18h33

A A

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, inaugurou na segunda-feira (11.06) as obras de ampliação da Cadeia Pública de Juara, que agora passa a contar com sala de aula equipada com quatro computadores, biblioteca, alojamentos e refeitório para os agentes penitenciários, sala para os advogados e calçamento do pátio externo. A unidade foi contemplada ainda com 140 uniformes para os reeducandos e kit de medicamentos para três meses.

As obras foram realizadas por meio de parcerias da Sejudh com os Poderes Instituídos e sociedade civil do município. O alcance social da iniciativa foi destacado pelo secretário durante a cerimônia de inauguração. “A sociedade juarense sempre foi muito solícita aos chamados sociais e tem consciência que humanizar os presídios é uma tarefa de todos, onde cada um oferece sua parcela de contribuição”, argumentou o secretário. Ele parabenizou o prefeito Alcir Paulino pelo interesse pelas causas humanistas.

Paulo Lessa agradeceu a participação dos colaboradores e enalteceu o empenho do juiz Wagner Plaza em liderar esse trabalho na unidade penal e disse que o Estado de Mato Grosso lhe é grato por isso. “As ações do juiz voltadas para essa questão trouxeram mais dignidade aos reeducandos e servidores, o que representa um avanço social muito grande”, afirmou.

O secretário destacou a importância do relacionamento social da direção da unidade com a comunidade e poderes instituídos e considerou exemplar o trabalho da diretora Edinéia Colombo. “Ações como esta nos motivam e asseguram que alcançaremos o objetivo de modernizar e humanizar o Sistema Penitenciário em Mato Grosso, completou Lessa.

O juiz Wagner Plaza ressaltou que o trabalho é fruto de várias parcerias visando a ressocialização dos reeducandos. “Somos todos responsáveis em disponibilizar os meios necessários para que o detento seja reintegrado a sua família e a sua comunidade”, argumentou o magistrado.

O prefeito Alcir Paulino avaliou que o trabalho feito nos presídios passa muitas vezes despercebido da sociedade, porém é necessário valorizá-lo e tratar como cidadão os que cumprem pena, porque eles retornarão a sociedade. “As pessoas presentes nesta solenidade são as que se empenham na busca da solução desses problemas”, pontuou o prefeito.

SOCIEDADE CIVIL

O Conselho da Comunidade de Juara teve participação ativa na viabilização das melhorias na unidade prisional. O presidente Oséias Carmo Neves destacou que a maior parte dos agentes penitenciários são formados em Pedagogia, o que favorece diretamente os processos de ressocialização.

Ele anunciou que os alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) da área de Educação utilizarão o ambiente da Cadeia Pùblica para trabalhos de pesquisa na disciplina “Pedagogia em Ambientes não Escolares”.

PORTO DOS GAÚCHOS

Paulo Lessa aproveitou a visita à região para conferir o trabalho da Cadeia Pública de Portos dos Gaúchos, que se destaca entre as mais avançadas do interior no processo de ressocialização e reinserção social da população carcerária. O município, além de empregar reeducandos na Prefeitura, ainda aprovou, com apoio da Câmara Municipal, projeto de lei para que toda obra pública com licitação empregue no mínimo 5% da mão de obra carcerária.

Outra medida viabilizada por intermédio da Prefeitura são as encomendas de artesanatos para ornamentação de eventos, a exemplo da confecção em curso de 120 arranjos de mesa para a Exposição Agropecuária. Os trabalhos são feitos na marcenaria da Cadeia, que para essa e outras demandas, já trabalha em três turnos diários.

A diretora da unidade, Rosilda de Moraes, apresentou os reeducandos ao secretário e disse que todos estudam e desenvolvem atividades produtivas em diversas áreas. “Aqui ninguém fica parado e todos respeitam o ambiente e trabalham pelas melhorias”, revelou.

Paulo Lessa se impressionou com a produtividade na cadeia e reafirmou a importância do envolvimento da direção com os poderes instituídos e a sociedade civil organizada para o alcance do processo de ressocialização.

RECONHECIMENTO

Na avaliação do secretário o trabalho constatado nas cadeias públicas de Juara e Porto dos Gaúchos são referências que se somam a outras boas práticas já registradas em unidades prisionais de outras regiões do Estado.

“Levo daqui exemplos concretos da dedicação das diretorias, do empenho dos agentes penitenciários e do poder transformador das atitudes cidadãs”, ressaltou o secretário.

Acompanharam Paulo Lessa nas visitas, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Clarindo Alves de Castro, a assessora especial da Sejudh, Geyza Bianconi, e o superintendente de Gestão de Cadeias, Altair Vicente Camilo Júnior.


Fonte: OLIVIA PIRES - Assessoria/Sejudh